Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIELMA PRISCILA PEDRO DE SOUZA
DATA : 19/10/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Indefinido
TÍTULO:

QUALIDADE DE ÁGUA E COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA EM SISTEMAS DE CULTIVO TRADICIONAL E DE BIOFLOCOS DE LITOPENAEUS VANNAMEI (BOONE, 1931).


PALAVRAS-CHAVES:

Análise limnológica; cultivo de camarão; biomonitoramento ambiental.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Objetiva-se com este trabalho avaliar a influência do cultivo tradicional e de bioflocos na qualidade da água e na comunidade fitoplanctônica com vistas ao biomonitoramento ambiental. As coletas foram realizadas na fazenda Ipanema, localizada no Munícipio de Nísia Floresta/ RN. Foram analisadas variáveis limnológicas da água (ºC, pH, salinidade, transparência da água, Zeu, clorifila-a e fitoplâncton) e de nutrientes (NT, PT, NH3 e NO2-), nos pontos de captação e descarga da água e em quatro viveiros, sendo dois de cultivo em bioflocos (VB1 e VB2) e dois em cultivo tradicional (VT1 e VT2). Os resultados de Tukey Post-Hoc apresentaram diferença significativa entre os tipos de cultivos, bioflocos e tradicional. ANOVA mostrou diferença significativa entre o ponto de captação da água, o ponto de descarga da água, VB1, VB2, VT1 e VT2 em relação às variáveis ºC, pH, salinidade, Zeu, clorifila-a, PT e NT. A análise de correspondência canônica observou-se uma associação positiva das variáveis ambientais e de nutrientes nos viveiros de bioflocos e tradicional, e uma associação negativa nos pontos de captação e descarga da água. Evidencia-se que os sistemas de cultivo do camarão L. vannamei incrementaram com nitrogênio e fósforo as águas do ambiente natural, receptora dos efluentes provenientes dos viveiros, propiciando o aumento da biomassa fitoplanctônica. Entretanto, houve um aumento na transparência da água, indicando uma possível redução dos sólidos suspensos. A água de captação para o cultivo nos quesitos transparência da água, concentrações do fitoplâncton, nitrogênio e fósforo estiveram acima dos padrões recomendados pelo CONAMA 375/2005, o que pode vir a prejudicar o desempenho do cultivo e elevar os custos financeiros da empresa com tratamento de água. Vale ressaltar que o modo de cultivo, bioflocos e tradicional, sofre influência significativa das variáveis como, temperatura, pH, salinidade,  fósforo e concentração de chlorofila a, o que deve ser rigorosamente monitorado para garantir o aumento do peso do camarão e da taxa de sobrevivência, a qualidade do pescado e dos efluentes lançados no meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externo ao Programa - 1615549 - MARIA CHRISTINA BARBOSA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 4321648 - VIRGINIA MARIA CAVALARI HENRIQUES
Notícia cadastrada em: 16/10/2018 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao