Banca de QUALIFICAÇÃO: SANCLAIR SOLON DE MEDEIROS

DISCENTE : SANCLAIR SOLON DE MEDEIROS
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Sala de Reuniões, CB

VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE/RN: ESCOLHAS METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

censo; doença; bacias hidrográficas; saúde; risco.

Este trabalho trata-se de uma revisão de estudos de vulnerabilidade socioambiental, que abordam temas como censo, doença, bacias hidrográficas, saúde e risco. É motivado por questões tais como as escolhas metodológicas e técnicas que tem sido utilizadas neste estudos, produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, as diferenças no uso das metodologias pelos pesquisadores e a relação entre os produtos gerados e as metodologias empregadas. Foram analisados 303 artigos, de 1999 a 2018, disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados mostram que, no tocante as escolhas metodológicas, são pesquisas descritivas, com abordagem quantitativa e qualiquantitativa; em seu delineamento, todos são estudos de caso com fontes bibliográficas e documentais; as técnicas de coletas de dados se iniciam com pesquisas documentais, bibliográficas e operacionalizam variáveis para as discussões; os questionários e entrevistas perfazem 30% do total; com relação às técnicas de análise de dados, a estatística descritiva, as medidas de tendência centrais, correlação e análises multivariadas, representam cerca de 93% dos estudos, utilizando-se de uma ou mais técnicas. Quanto aos produtos, a construção de Sistemas de Informações Geográficas é o resultado mais significativo, em 20 dos 27 trabalhos. A construção de índices e indicadores são verificados em 60% dos mesmos.

Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Interno - 707.819.324-59 - JULIO ALEJANDRO NAVONI - UFRN