Banca de DEFESA: PAULA DORTI PEIXE

DISCENTE : PAULA DORTI PEIXE
DATA : 08/02/2017
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

DIVERSIDADE MICROBIANA EM AÇUDES DE UMA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA DO LABORATÓRIO E A CIÊNCIA DA SALA DE AULA

Diversidade microbiana; Semiárido; Metagenômica; Livros didáticos; Estratégias de Ensino; Curso de formação continuada.

O uso sustentável de recursos naturais tem sido uma preocupação do século XXI. Dentre eles a água se destaca uma vez que garante a permanência da vida no planeta, com destaque para as comunidades de microrganismos, responsáveis por exercerem importante papel ecológico, o que é motivo para seu estudo. É importante destacar que o conhecimento acumulado sobre esse tema precisa se refletir como um desdobramento na área de ensino de ciências. Assim, este estudo pretendeu identificar a biodiversidade microbiana, especialmente a bacterioplanctônica, de um reservatório do semiárido nordestino, colaborando assim para o entendimento da composição e dinâmica ecológica desempenhada pela microbiota. Além disso, foram analisados livros didáticos de biologia sobre os temas DNA e Biotecnologia, a fim de identificar se abordam esses conteúdos numa perspectiva que relacione a teoria conceitual ao contexto social e ambiental, ou seja, se há uma perspectiva de ensino baseada nas relações entre Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), bem como identificar as estratégias didáticas de professores de Biologia para o ensino desses temas em escolas públicas dosemiárido do Rio Grande do Norte. Com o intuito de promover a facilitação do conhecimento e do ensino da genética (DNA e Biotecnologia) foi oferecido um curso de capacitação de professores sobre a tecnologia do DNA recombinante utilizando, para isso, diversificadas estratégias de ensino. Os resultados obtidos demonstraram, por meio de técnicas moleculares, que o açude teve a predominância do Domínio Bacteria - Filos Cyanobacteria, Proteobacteria, Actinobacteria. Virus e Archaea também foram constatados. Apesar da importância da abordagem CTS para o Ensino de Biologia, boa parte dos livros didáticos não demonstraram relação do conhecimento científico e tecnológico com uma implicação direta para a sociedade e o ambiente. Constatou-se que também que 73% dos professores apresentam dificuldades em lecionar temas relacionados ao DNA e à Biotecnologia e 100% deles afirmaram que os alunos também apresentam dificuldade de compreensão desse conteúdo. Além disso, 58% dos integrantes do curso de formação para professores entendem sua importância, uma vez que perceberam diversas possibilidades para o enriquecimento das aulas de ciências e biologia, evidenciando a sua importância para a contribuição da prática docente e aproximadamente 33% dos docentes relatou que o tema desenvolvido apresenta constante inovação, o que implica a necessidade de eles terem um maior contato com o desenvolvimento científico para manterem-se informados e, consequentemente, aptos para lecioná-lo em sala de aula. Conclui-se que da microbiota analisada, a predominância do filoCyanobacteria, pode ser indicativo de ambiente eutrofizado, como mencionado por trabalhos anteriores realizados na mesma área de estudo. Além disso, somente com o advento das técnicas moleculares é que foi possível a identificação de alguns filos bacterianos, como Actinobacteria, comum em habitats de água doce. Concluiu-se que à abordagem CTS no livro didático ainda é frágil nos livros didáticos avaliados neste estudo, o pode gerar consequente desestímulo, por não estar vinculados do contexto social do aluno. Com relação aos cursos de formação, conclui-se que são de extrema importância porque possibilitam aos docentes a oportunidade de manterem-se atualizados, tanto no que diz respeito ao conteúdo específico quanto às estratégias pedagógicas para facilitação do ensino e aprendizagem.  De forma geral, esta pesquisa integrou o conhecimento empírico da utilização de técnicas moleculares para identificação de microbiota com o desdobramento na área de ensino de ciências, partindo do pressuposto de que uma educação científica robusta contribui para a preservação ambiental, neste caso em particular, de ambientes aquáticos. Uma vez que se constata que o modelo dominante de ensino ainda continua sendo o tradicional, destaca-se, neste estudo, a importância de cursos de formação continuada.

Interno - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG