Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIENNE LOUISE DOS SANTOS GOVINDIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIENNE LOUISE DOS SANTOS GOVINDIN
DATA: 28/08/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

MUDANÇA E IMPACTO SOCIAL: IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA E A CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO EM BAÍA FORMOSA (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

comunidade pesqueira; agroindústria canavieira; unidade de conservação; mudança social; impactos sociais.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As unidades de conservação surgiram em resposta aos danos ambientais. Na mata atlântica do Nordeste brasileiro, os maiores danos são oriundos da agroindústria canavieira, sobretudo através do desmatamento para introdução dos canaviais e instalação do aparato industrial. Além dos danos na biodiversidade, há também sérios problemas sociais que afetam as comunidades que sobrevivem direta ou indiretamente do bioma da mata atlântica. O objetivo da pesquisa é analisar os impactos sociais na comunidade de pescadores do município de Baía Formosa/RN, gerados pelas mudanças e transformações socioambientais ocorridas a partir da instalação de uma usina sucroalcooleira e a criação de uma unidade de conservação. Especificamente no primeiro capítulo objetiva-se levantar os recursos naturais e seus usos pela comunidade e identificar suas práticas sociais e simbólicas reproduzidas na unidade de conservação Mata Estrela antes e depois de sua criação e da instalação da usina. Para tanto, fez-se uso da abordagem etnográfica, da pesquisa bibliográfica, da realização de entrevistas e da história oral. Os resultados parciais apontam que as práticas sociais e simbólicas na Mata Estrela no passado se apresentavam mais fortemente. As frutas, madeiras, plantas medicinais e animais eram utilizados pela comunidade para a subsistência e comércio. As práticas sociais da comunidade eram a agricultura, extrativismo e o lazer. As práticas simbólicas eram compostas pelas lendas, o cemitério antigo e o santuário da Santa Cruz das Areias.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 350231 - MAGDI AHMED IBRAHIM ALOUFA
Externo ao Programa - 1360691 - RITA DE CASSIA MARIA NEVES
Notícia cadastrada em: 16/08/2013 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao