ORIENTAÇÕES DO CTC/C.A.ENF - AVALIAÇÃO TRIENAL 2013/CAPES

Repassando as orientações da Avaliação trienal 2013

 

Prezados Coordenadores,

 
Tendo em vista as orientações do CTC, com relação à avaliação trienal 2013, esclarecemos que:
 
1. Os consultores (19)  estão sendo indicados pela DAV para compor a Comissão de Avaliação de Área juntamente com esta coordenação e as duas coordenadoras adjuntas (Denize e Francine), buscando representatividade entre as diferentes regiões e diversidade de programas, a partir da listagem com 38 nomes indicados pela coordenação de área;
 
2. Ascensão de nota não deve ultrapassar um nível (por exemplo: um programa que atualmente possui nota 3, não poderá atingir nota 5);
 
3. Programas com um ano de funcionamento no triênio terão uma avaliação global com tendência para manutenção da nota;
 
4. As métricas dos indicadores em cada item dos quesitos da ficha de avaliação são passíveis de mudança a partir do desempenho dos cursos/PPG no triênio 2010-2012;
 
5. A produção de livros e capítulos da área de Enfermagem será contemplada nos itens produção técnica e inserção social, conforme acordado nos seminários de acompanhamento, realizados em Brasília, e consta do documento de área aprovado no CTC;
 
6. Programas que serão avaliados para nota 6 e 7 - com conceito Muito Bom em todos os quesitos. Detalhamento no documento de área a ser publicado na página da Capes, incluindo os critérios discutidos no seminário em março de 2013.
 
7. Já deve ser do conhecimento de vocês que a Thomson Reuters excluiu do JCR (Journal Citation Reports) 66 periódicos, seis deles brasileiros: Acta Ortopedica Brasileira; Clinics; Jornal Brasileiro de Pneumologia; Revista da Associação Médica Brasileira; Planta Daninha e Revista Brasileira de Zootecnia-Brazilian Journal of Animal Science. 
A decisão da Thomson Reuters deveu‐se a um comportamento anômalo destes periódicos no tratamento das citações que compõem o fator de impacto das revistas, pelo excesso de citações cruzadas entre os periódicos que compõem esta lista, conforme evidencia apresentação em pdf anexa.
O Conselho Superior da CAPES, considerando inaceitáveis atitudes como estas, que não coadunam com os princípios da ética cientifica, decidiu pela retirada das 66 revistas do Qualis Periódicos, procedimento que será observado toda vez que ocorram situações semelhantes.
 
Discutimos tb no CTC/DAV, em especial os coordenadores da Grande Área da Saúde, que os pesquisadores que lá publicaram neste triênio 2010-2012 não deveriam ser penalizados em decorrência das questões éticas na política editorial. Assim, as publicações poderão ser contabilizadas neste triênio, mas serão analisadas cuidadosamente durante a avaliação trienal, e esses periódicos sairão do webqualis das áreas que lá tiveram publicação, o que inclui a Enfermagem.
 
Tais ocorrências lastimáveis devem ser amplamente divulgadas entre pesquisadores, pós-graduandos e editores, desencadeando reflexões em prol da preservação da ética no desenvolvimento e divulgação da pesquisa.
 
Esperamos que a avaliação trienal da Enfermagem seja bem sucedida para as comissões de avaliação, cursos/PPG e o próprio sistema de pós-graduação. 
Estamos trabalhando na estruturação de planilhas e em roteiros de orientações para PPG acadêmicos e profissionais da área que, posteriormente, disponibilizaremos aos coordenadores para ajudar nos processos de auto-avaliação.
 
Coordenação do PGENF
Notícia cadastrada em: 25/07/2013 21:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao