Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA KELLY DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE: ROSANA KELLY DA SILVA MEDEIROS
DATA: 21/06/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA HABILIDADE E DO CONHECIMENTO ACERCA DA SONDAGEM NASOGÁSTRICA

Enfermagem; Intubação nasogástrica; Estudos de validação; Questionários.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A formação do enfermeiro exige o desenvolvimento de competências que envolvem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. A prática de Enfermagem ainda mantém as tradições de Florence Nightingale quando se trata de habilidades e para formação de um enfermeiro é necessário o desenvolvimento da habilidade psicomotora essencial para a execução do trabalho em Enfermagem. Assim, o ensino de Enfermagem vem sofrendo diversas transformações para melhorar as competências e a qualidade formativa. Diante disso, em 1994, houve reestruturação curricular no curso de Enfermagem, proposta pela Portaria 1721/94 do Ministério da Educação/MEC, inserida a obrigatoriedade do conteúdo de Semiologia e Semiotécnica. A disciplina proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática da enfermagem e o estudo de procedimentos teóricos-práticos, que englobam as técnicas básicas, como o procedimento de sondagem nasogástrica. Diante disso, o objetivo do estudo é validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da sondagem nasogástrica entre os discentes de Enfermagem. Trata-se de um estudo que foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. A amostra foi composta por 23 juízes selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes das disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica, mínimo de um ano de experiência nas disciplinas e ser de uma das instituições selecionadas. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, as quais constituíram a construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura científica, que resultou em um roteiro de observação estruturado composto por 28 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões. A submissão dos instrumentos aos juízes aconteceu no período de junho a setembro de 2012, os quais avaliaram cada item em “adequado”, “adequado com alterações” e “inadequado”, além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do índice Kappa e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Foram utilizados o nível de consenso maior que 0,61 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,75 para o IVC. O protocolo de pesquisa foi aprovado em seus aspectos éticos e metodológicos pelo Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL/UFRN (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Os dados foram codificados, tabulados e analisados por meio de estatística descritiva e apresentados na forma de tabelas, quadros e gráficos, com suas respectivas distribuições percentuais e resultados.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS