Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA MARA NÓBREGA DE AZEVÊDO

DISCENTE: LORENA MARA NÓBREGA DE AZEVÊDO
DATA: 15/03/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ENFERMEIROS PÓS-GRADUADOS: CONTINUIDADES E RUPTURAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL DE HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Programas de pós-graduação; enfermagem; hospitais universitários.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivo: identificar o perfil acadêmico e profissional dos enfermeiros mestres do complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Procedimentos metodológicos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada a partir de consultas aos currículos Lattes de 29 enfermeiros mestres, com auxílio de um instrumento estruturado para obtenção de dados do objetivo em pauta. Na análise, utilizou-se tabulação em Microsoft Excel 2007 e estatística descritiva, além de publicações sobre políticas de pós-graduação em enfermagem. Resultados: O perfil do enfermeiro mestre do referido complexo hospitalar caracteriza-se por: trabalhar, em sua maioria, em hospital geral; ter 10 anos ou mais de graduado e 6 anos ou mais de atuação; ter cursado anteriormente uma pós-graduação lato sensu e, após a realização do mestrado, ter também assumido a docência. Conclusão: conclui-se que o curso de mestrado é uma excelente oportunidade para qualificação deste enfermeiro no âmbito do ensino e da pesquisa, porém, faz-se necessário investigar, igualmente, estas transformações no cotidiano da prática assistencial.

Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO