Banca de DEFESA: ELIZABETH VASCONCELOS TRIGUEIRO

DISCENTE: ELIZABETH VASCONCELOS TRIGUEIRO
DATA: 27/02/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: SIGNIFICADOS E PERCEPÇÕES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Metodologia da Assistência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A execução do processo de enfermagem por parte dos enfermeiros deve ser desenvolvida a partir da vivência acadêmica, especialmente nos cursos de graduação de enfermagem ao longo de sua formação teórico–filosófica e prática. A partir da observação da reduzida utilização do PE para planejamento da assistência durante a graduação, provavelmente, devido a um descompasso no processo de formação dos futuros enfermeiros e da inexistência de um estudo que retratasse essa situação em Natal/RN, chegou-se às seguintes questões: Qual o significado do ensino do PE para o docente enfermeiro? E, será que os docentes enfermeiros implementam o ensino do PE com estratégias e métodos que favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico? Surgiu, então, o objetivo do estudo: Analisar o ensino do processo de enfermagem no curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de pesquisa qualitativa com delineamento descritivo que utilizará o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise do Conteúdo Temática como referencial metodológico. O estudo teve como cenário a UFRN, situada no município de Natal/RN, na qual é oferecido o curso de graduação em Enfermagem. Participaram do estudo trinta enfermeiros docentes que lecionam disciplinas específicas da Enfermagem. Para a coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos, sendo um questionário contendo três partes com itens que visavam: Parte 1) Caracterização sociodemográfica, educacional e de trabalho; Parte 2) Informações sobre atuação docente; Parte 3) Informações sobre ensino da assistência de enfermagem. O segundo instrumento constou de um roteiro norteador de entrevista composto por cinco questões subjetivas no qual os participantes foram encorajados a falar livremente acerca do seu entendimento e percepção sobre o processo de enfermagem, sua utilização e ensino desse método no curso de graduação; quais as estratégias utilizadas para lecionar a assistência de enfermagem; sugestões quanto a métodos didáticos a serem utilizados na aprendizagem para que o processo de enfermagem integre os conteúdos acadêmicos, e comentários que o docente desejasse fazer acerca do ensino do processo de enfermagem durante o curso de graduação de Enfermagem. Da análise dos dados obtidos na entrevista emergiram três temas - Visão docente sobre o Processo de Enfermagem; Percepções docentes acerca do ensino do Processo de Enfermagem; Abordagem do Processo de Enfermagem na formação do enfermeiro - e seis categorias - Norteador das ações de cuidado do enfermeiro; Raciocínio clínico mental; Utilização nas ações de cuidado; Relevância do ensino; Barreiras para o ensino; Estratégias de ensino com foco nas habilidades e competências do raciocínio clínico. Desse modo, obteve-se que os participantes compreendem a relevância do processo de enfermagem como um instrumento de trabalho do enfermeiro e que a abordagem desse método durante a formação do enfermeiro proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências para o pensamento crítico necessário às ações de cuidado. Identificaram-se as estratégias de ensino que estimulam as habilidades e competências para o desenvolvimento do raciocínio clínico, contudo todo o corpo docente deve usar códigos dotados de sentido, orientação e influência para que os discentes interajam e sejam suscitados a utilizar o processo de enfermagem.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS