Banca de DEFESA: MANUELA PINTO TIBURCIO

DISCENTE: MANUELA PINTO TIBURCIO
DATA: 21/02/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Validação de instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da medida da pressão arterial.

Enfermagem; determinação da pressão arterial; estudos de validação; conhecimento; questionários.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da medida da pressão arterial (PA) entre os graduandos de enfermagem. Estudo transversal, descritivo, quantitativo e metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN e em uma universidade privada do estado. A amostra composta por 27 juízes da pesquisa selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, mínimo de um ano de experiência nas disciplinas, ser da UFRN, UERN ou de uma universidade privada do Rio Grande do Norte e aceitar participar voluntariamente com a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: construção de dois instrumentos com base na literatura científica, resultando em um roteiro de observação estruturado composto por 28 itens e um questionário do conhecimento com 12 questões; submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam avaliar cada item em “adequado”, “adequado com alterações” e “inadequado”, além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do índice Kappa e do Índice de Validade de conteúdo (IVC). Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,61 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,75 para o IVC. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL. Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 27 juízes que avaliaram o instrumento, 77,8% são do sexo feminino, com média de idade de 36,6 (± 9,0) anos, 63,0% atuavam na UFRN, 74,1% possuíam mestrado acadêmico e 63,0% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 (± 8,0) anos e nas disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem foi de 5,5 (± 6,7) anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário do conhecimento acerca da medida da PA nenhum item/questão foi considerado inadequado, uma vez que todos obtiveram nível de concordância dentro dos índices estabelecidos (IVC > a 0,75 E Kappa > 0,61). Em relação ao roteiro estruturado, dos 28 itens presentes, 9 apresentaram índice de concordância perfeito (IVC=1,00; Kappa= 1,00) e outros 19 foram considerados adequados com alterações, principalmente no que diz respeito à clareza e vocabulário. No questionário do conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, 7 apresentaram índice de concordância perfeito e as demais foram consideradas adequadas com alterações quanto requisitos clareza, vocabulário, exequível e sequência instrucional dos tópicos. Em se tratando da avaliação geral dos instrumentos, o roteiro estruturado obteve IVC de 0,94 e Kappa de 0,89 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,97 e Kappa de 0,94. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, configurando-se como ferramentas objetivas e claras de avaliação dos conhecimentos e habilidades acerca da pressão arterial, seja dos graduandos de enfermagem como também de outros estudantes e profissionais da saúde, uma vez que a utilização de medidas válidas busca a redução do risco de distorção dos resultados.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo ao Programa - 011.191.194-05 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES - UFRN
Externo à Instituição - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAÚJO - UFPE
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES