Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ DE ALMEIDA MEDEIROS

DISCENTE: ANA BEATRIZ DE ALMEIDA MEDEIROS
DATA: 01/02/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

INTEGRIDADE TISSULAR DE PACIENTES COM ÚLCERAS VENOSAS: um estudo baseado na Classificação dos Resultados de Enfermagem.

Úlcera venosa; Enfermagem; Perfil de saúde; Fatores de risco; Avaliação de resultados

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica
A úlcera venosa é um problema epidemiológico de alta prevalência, que provoca incapacidade e dependência. Avaliar o nível de comprometimento tissular de pacientes com lesões venosas, dentro de um referencial próprio da Enfermagem, é relevante. Destarte, o objetivo deste trabalho é caracterizar o estado de saúde referente à integridade da pele dos membros inferiores de pacientes com úlcera venosa, de acordo com os indicadores do resultado Integridade tissular da Classificação dos Resultados de Enfermagem. Estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado em um hospital universitário de Natal-RN. A amostra foi composta por 50 participantes, selecionados através de amostragem por conveniência do tipo consecutiva. A coleta dos dados aconteceu através de um formulário de entrevista e exame físico e de um instrumento de definições operacionais para indicadores do resultado de enfermagem Integridade Tissular direcionado aos pacientes com úlcera venosa, aplicados nos meses de fevereiro a junho de 2012. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva e testes não-paramétricos (teste de Spearman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo CEP/HUOL 608/11 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 0038.0.294.000-11. Os resultados revelam que os indicadores apresentam grau de comprometimento moderado, leve e não comprometido, quanto à mediana. Os entrevistados tinham uma média de 59,72 anos, 66% do sexo feminino, 50% aposentados e 60% com companheiro, 44% apresentavam hipertensão arterial, 26% alergias, 20% Diabetes Mellitus, 4% realizava alguma atividade física, 6% eram fumantes e 14% consumiam bebidas alcoólicas. Houve associação entre idade e hidratação (ρ=0,032) e descamação cutânea (ρ=0,026); anos de estudo e descamação cutânea (ρ=0,034); renda familiar e necrose (ρ=0,012); Índice Tornozelo/Braquial e perfusão tissular (ρ=0,044); Diabetes Mellitus e textura (ρ=0,015) e perfusão tissular (ρ=0,026); alergia e textura (ρ=0,034); atividade física e hidratação (ρ=0,034); tabagismo e espessura (ρ=0,018); e etilismo e exsudato (ρ=0,045). Conclui-se que a maioria dos indicadores avaliados nos pacientes entrevistados apresentou comprometimento, variando de leve a moderado. Os resultados deste estudo corroboram com o perfil socioeconômico, clínico e de fatores de risco da população acometida por úlceras venosas, atendida nas instituições públicas de saúde. Conclui-se que a avaliação do comprometimento tissular utilizando um sistema próprio da enfermagem e a relação deste com fatores socioeconômicos, clínicos e de risco, são ferramentas singulares no planejamento da assistência e no processo de cicatrização tecidual.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS