Banca de DEFESA: RENATA DE LIMA PESSOA PEREIRA

DATA: 07/12/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

O ESTUDO DA MORTE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: percepção de estudantes

Educação em enfermagem; estudantes; morte.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção de estudantes de enfermagem acerca do estudo da morte no processo de formação acadêmica, desvelando sentimentos e significados gerados ao estudar essa temática. Para sua realização, o projeto foi aprovado pelo comitê de ética da UFRN, conforme Parecer nº 234/2012. Utiliza uma abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, apoiando-se nas ideias do filósofo alemão Martin Heidegger. Foram entrevistados dez estudantes que responderam às seguintes questões norteadoras: em que momento de sua formação a temática morte e morrer é estudada? A que sentimentos esse tema remete? Qual o significado de estudar esse tema na formação do enfermeiro? A análise das falas mostra que a temática morte e morrer é abordada de maneira muito pontual em disciplinas diferentes, inexistindo um diálogo entre elas. Revelam o medo e angústia como sentimentos presentes ao estudar o tema; reconhecem o estudo desta temática como um momento importante de reflexão para compreender que a morte não é um fracasso da ação de cuidar, sendo uma oportunidade para entendê-la como fenômeno natural. Nessa perspectiva, podemos concluir que o discente precisa ser conduzido em seu processo de formação não o separando do seu existir no mundo-com-os-outros, mas interligando seus conceitos, entendendo seus sentimentos enquanto ser, e, dessa forma, respeitar e cuidar do homem como um ser-para-a-morte. Portanto, o grande desafio para a educação em enfermagem é criar espaços de discussão acerca da morte, entre professores e estudantes, particularmente, nas disciplinas que abordam o tema.

Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interno - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN