Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA NOGUEIRA VALENCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CECILIA NOGUEIRA VALENCA
DATA: 06/12/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ANÁLISE DOS MARCOS TEÓRICOS E ESTRUTURAIS DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO RIO GRANDE DO NORTE

Enfermagem; formação; estudantes; currículo.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Esta investigação tem como objeto os marcos teóricos e estruturais dos currículos de enfermagem das universidades públicas do estado do Rio Grande do Norte. Partimos do pressuposto de que os currículos de graduação em enfermagem, das instituições públicas de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, se direcionam para um modelo de formação de caráter menos biologicista e mais crítico e social. O problema desta pesquisa se constitui na origem conservadora do ensino de enfermagem, muito aquém das questões sociais, políticas e ideológicas, que ainda se preserva em muitos currículos de graduação dessa área no país. A tese defendida nesta investigação consiste em: os currículos das instituições públicas de ensino superior de enfermagem no estado do Rio Grande do Norte avançaram para um modelo de formação menos biologicista. Tendo em vista essa realidade, esta pesquisa tem como questões norteadoras: Quais os marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem das universidades públicas no estado do Rio Grande do Norte? São objetivos deste estudo: Analisar os marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem das universidades públicas no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico, com pesquisa documental e empírica. Serão entrevistados dez docentes que atuam como coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem ou orientadores acadêmicos, na UFRN – Campus Central em Natal e Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa), em Santa Cruz – e na UERN – Campi Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. O grupo pesquisado é composto de dez sujeitos. As informações coletadas serão analisadas através da sociologia cartográfica ou cartografia simbólica. Será solicitado um parecer ao Comitê de Ética em Pesquisa da UERN, após aprovação, será iniciada a coleta de informações.

Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Externo ao Programa - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
Interno - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS