Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCÉLIA MARIA CARLA PAULO DA SILVA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCÉLIA MARIA CARLA PAULO DA SILVA DUARTE
DATA: 23/11/2012
HORA: 15:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

HANSENÍASE: enfocando as representações sociais do autocuidado para grupo de portadores


PALAVRAS-CHAVES:

Hanseníase; Enfermagem; Autocuidado; Representações Sociais.


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A hanseníase apesar de ser uma doença infectocontagiosa, quando diagnosticada precocemente, é de fácil tratamento e cura. Entretanto, pode gerar incapacidades físicas e até mesmo deformidades na evolução da doença, uma vez que acomete pele e nervos periféricos. A meta geral dos programas de controle da hanseníase do Ministério da Saúde (2008) é a prevenção de incapacidades. Seguindo esse pensamento, permite que as ações de controle e prevenção tenham um novo olhar no campo da saúde pública e da promoção à saúde. Nesse contexto ganha destaque como fundamental a organização e formação de grupos de autocuidado compreendendo essa ação no âmbito da humanização do cuidado e da integração entre a rede de saúde e os usuários.  Para Moscovici (2007), todas as interações humanas, sejam elas entre duas pessoas ou entre dois grupos, pressupõem representações, se configurando produto de ações e comunicações da sociedade. Elas surgem internamente, mentalmente, quando o processo coletivo (as interações) penetra, como fator determinante, no pensamento individual. Dessa forma a finalidade de todas as representações sociais é tornar familiar algo não-familiar, ou a própria não-familiaridade. Na enfermagem, a utilização dessa teoria como referencial teórico nas pesquisas tem crescido e se desenvolvido, voltando-se aos problemas e objetos oriundos da prática cotidiana do enfermeiro, como também, para o desenvolvimento de novas tecnologias do cuidar em enfermagem. O objetivo desse estudo é analisar as representações sociais sobre o autocuidado de um grupo de portadores de hanseníase em um hospital de referência, com a finalidade de implementar o autocuidado em hanseníase na atenção básica no Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem mista, qualitativa e quantitativa, que será realizado no Hospital Giselda Trigueiro. A população será composta por portadores de Hanseníase integrantes de um grupo de autocuidado. Após aprovação do comitê de ética e respeitando a resolução 196/96 do conselho Nacional de Saúde, Os dados serão coletados através de duas etapas. Na primeira, será realizado entrevista com associação livre de palavras. Na segunda etapa do estudo, serão aplicados quatro formulários: Avaliação de incapacidade e Avaliação Neurológica Simplificada, ambos protocolos do ministério da saúde; e a Escala de Participação e SALSA, validados, baseados na Classificação Internacional de Funcionabilidade (CIF).

Os dados coletados de natureza qualitativa serão analisados por meio da utilização do aplicativo Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte - AlCESTE com vistas a identificar as representações sociais contidas nesses discursos. Os dados coletados  por meio dos formulários  serão tratados  por meio do aplicativo Statistical Package for the Social Sciences- SPSS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON
Externo à Instituição - FRANCISCA LUCÉLIA RIBEIRO DE FARIAS - UNIFOR
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/11/2012 14:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao