Banca de QUALIFICAÇÃO: PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR

DISCENTE: PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
DATA: 13/11/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Compreensão do típico ideal de técnicos de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem.

Educação Técnica em Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; Planejamento de Assistência ao Paciente; Processos de Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A sistematização da assistência de enfermagem se configura como uma ferramenta capaz de proporcionar um cuidado individualizado, humanizado e resolutivo, melhorando, assim, a qualidade assistencial e ampliando a comunicação interdisciplinar. Entretanto, inúmeros desafios ainda são visualizados para que tal método seja consolidado por todos. Nesse ínterim, através da constatação de entraves visíveis para a edificação de uma participação efetiva do técnico de enfermagem na sistematização da assistência de enfermagem, apresenta-se o objeto de estudo do presente projeto: as percepções e as competências do técnico de enfermagem para atuar na sistematização da assistência de enfermagem. Nessa perspectiva, de integração fundamental de todas as categorias profissionais componentes da enfermagem para a real efetivação da sistematização da assistência de enfermagem, apresenta-se o problema de estudo: quais as percepções e competências dos técnicos de enfermagem para atuar na sistematização da assistência de enfermagem? Com base nisso, definiu-se como objetivo deste trabalho analisar, na perspectiva de técnicos de enfermagem que atuam em um hospital universitário, suas percepções e as competências desenvolvidas na sua formação e profissão para atuar na sistematização da assistência de enfermagem. O estudo será do tipo exploratório-descritivo combinado, com abordagem qualitativa e dados prospectivos. A coleta de informações será realizada por meio da técnica do grupo focal. A população será composta de técnicos de enfermagem atuantes no Hospital Universitário Onofre Lopes. A amostra populacional será do tipo intencional, por meio do estabelecimento dos seguintes critérios de inclusão: técnicos de enfermagem representantes de diversos setores do Hospital Universitário Onofre Lopes, que realizam cuidados assistenciais diretos aos pacientes. Além disso, seguindo a recomendação literária de que os grupos focais devem ter a participação de 7 a 12 pessoas, a amostra será composta por 10 profissionais técnicos de enfermagem que respondam afirmativamente aos critérios supracitados. Desse modo, propende-se sistematizar a coleta de dados por meio da execução de três grupos focais: Grupo Focal I – “A formação do técnico de enfermagem e a sistematização da assistência de enfermagem”, visando identificar como ocorreu o desenvolvimento de competências do técnico de enfermagem, em sua formação e profissão, para atuar na sistematização da assistência de enfermagem; Grupo Focal II – “A sistematização da assistência de enfermagem em minha prática profissional”, objetivando identificar como o técnico de enfermagem participa da sistematização da assistência de enfermagem; e Grupo Focal III – “O que eu penso acerca da sistematização da assistência de enfermagem”. As informações obtidas nos grupos focais serão transcritas, tratadas e analisadas à luz da Fenomenologia Sociológica Compreensiva de Alfred Schutz. O estudo seguirá os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica com seres humanos.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Externo à Instituição - MARIA TEREZINHA ZEFERINO - UFSC
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS