Banca de QUALIFICAÇÃO: DANYELLE LEONETTE ARAÚJO DOS SANTOS

DISCENTE: DANYELLE LEONETTE ARAÚJO DOS SANTOS
DATA: 25/10/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Participação do homem na decisão do aborto provocado sob a óptica da mulher.

Enfermagem Obstétrica; Aborto Provocado; Relações entre os gêneros.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A pesquisa tem como objetivo geral analisar a participação do homem no processo de decisão do aborto provocado, segundo a óptica da mulher. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo em uma abordagem qualitativa, a ser desenvolvido na Maternidade Escola Januário Cicco, referência no atendimento em urgências obstétricas e ginecológicas, localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. A coleta de dados será realizada no período de dezembro de 2012 a março de 2013. Antecederá esta etapa a anuência do diretor da referida instituição, a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e autorização formal das entrevistadas, mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Participarão do estudo vinte mulheres, podendo este número variar para mais ou para menos, haja vista que a quantidade de participantes a ser considerada suficiente ocorrerá quando houver saturação dos dados. Como critérios de inclusão das mulheres na pesquisa, elas deverão ter idade igual ou superior a 18 anos e admitirem, livremente, ter induzido o aborto; estarem internadas em decorrência deste ato; apresentarem condições psicológicas e/ou físicas favoráveis para responder aos questionamentos (consciente, sem efeitos de drogas anestésicas, ausência de sangramento abundante e dores). Diante disso, aquelas mulheres que apresentarem idade menor que 18 anos, não informarem espontaneamente a indução do aborto, não apresentarem condições psicológicas e/ou físicas satisfatórias para serem entrevistadas serão excluídas da população da pesquisa. Os dados serão coletados por meio de entrevista mediante um roteiro constituído de duas partes: a primeira constará de questões sócio-demográficas e obstétricas, com vistas a caracterizar as mulheres; a segunda constará de uma questão norteadora relativa ao objeto de estudo. Para analisar as informações obtidas utilizar-se-á como referencial teórico-metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico. A discussão dos resultados será embasada pela literatura existente acerca das relações de gênero, bem como do envolvimento de homens e mulheres no processo do aborto provocado.

Interno - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Externo à Instituição - NORMÉLIA MARIA FREIRE DINIZ - UFBA