Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ

DISCENTE: CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ
DATA: 21/08/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Diagnósticos de enfermagem da NANDA-Internacional e problemas adaptativos de Roy de pacientes em hemodiálise

Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Teoria de Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O enfermeiro no setor de nefrologia tem um importante papel na monitoração, apoio, avaliação e educação, identificando as necessidades individuais de cada cliente e proporcionando meios de prestação de serviço que visem uma melhor adaptação ao tratamento. Desta forma, torna-se fundamental a implantação do processo de enfermagem, sob o contexto de um referencial teórico. Dentre esses, destaca-se a teoria de adaptação de Roy. Destarte, objetivou-se estabelecer uma relação conceitual entre os diagnósticos de enfermagem da NANDA-Internacional e os problemas de adaptação de Roy em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Estudo do tipo descritivo e transversal, realizado em um centro de diálise, localizado no município de Natal, Rio Grande do Norte. A população foi composta por 330 pacientes em hemodiálise, sendo a amostra de 80 pacientes, selecionados aleatoriamente, durante os meses de outubro de 2011 a fevereiro de 2012. Os critérios de inclusão foram: ser portador da doença renal crônica; estar cadastrado e submetido à hemodiálise na clínica em questão; e ser adulto (20 a 65 anos). Os instrumentos de coleta de dados foram: roteiros de entrevista e de exame físico. A análise dos dados ocorreu inicialmente através do raciocínio clínico e do julgamento diagnóstico. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (protocolo nº 115/11), Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (no 0139.0.051.000-111), com financiamento do Edital Universal MCT/CNPq 14/2010. Os resultados mostram que a maioria dos pacientes era do sexo masculino (55%), casados (63,7%) e residentes na região metropolitana do Natal (58,3%). A idade média foi 46,6 anos, com uma média de 8,7 anos de estudos escolares. Em relação aos diagnósticos de enfermagem, obteve-se uma média de 6,65 diagnósticos, com destaque para: Risco de Infecção (100%); Volume de líquidos excessivo (73,75%); Hipotermia (62,5%); Fadiga (51,25%). Por outro lado, a média dos problemas adaptativos foi 6,5 e os principais foram: Retenção de líquido intracelular (70%); Hipercalemia (70%); Hipotermia (63,75%) e Intolerância à atividade (50%). As relações estabelecidas entre os DE da NANDA-Internacional e os problemas adaptativos propostos por Roy foram: risco de quedas/risco de lesão e potencial para lesão; mobilidade física prejudicada e mobilidade andar e /ou coordenação restritos; déficit no autocuidado para banho e vestir-se e perda de habilidade ao autocuidado; hipotermia e hipotermia; integridade da pele prejudicada e integridade da pele prejudicada; volume de líquidos excessivo e retenção de líquido intracelular/hipercalemia/hipocalcemia/edema; nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais; constipação e constipação; dor aguda e dor aguda; dor crônica e dor crônica; Percepção sensorial perturbada: visual, auditiva e tátil e deficiência de um sentido primário: visão, audição e tátil; insônia e privação do sono; fadiga e intolerância à atividade; autocontrole ineficaz da saúde e falha no papel; disfunção sexual e disfunção sexual; baixa autoestima situacional e baixa autoestima. Conclui-se que existe uma forte semelhança entre os diagnósticos da NANDA-Internacional e os problemas adaptativos de Roy. Ademais, acredita-se que a implantação do processo de enfermagem, através da teoria de Roy e da NANDA-Internacional em pacientes renais crônicos em hemodiálise se faz necessária para subsidiar o direcionamento do planejamento da assistência, contribuindo para o fortalecimento científico da enfermagem.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS