Banca de DEFESA: SIMONE KARINE DA COSTA MESQUITA

DISCENTE: SIMONE KARINE DA COSTA MESQUITA
DATA: 20/04/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Abordagens pedagógicas na formação de enfermeiros: perspectivas de docentes de enfermagem.

Ensino. Formação de enfermeiro. Abordagens pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

No mundo hodierno são notórias as mudanças nos aspectos social, ético, econômico e político da sociedade, as quais atingem de modo incisivo, o ensino superior, exigindo uma série de modificações e uma nova visão na formação de enfermeiros, a fim de atender as demandas do Sistema Único de Saúde. Diante disso, as instituições formadoras e os docentes são convidados a enfrentar os novos desafios e refletir sobre suas práticas, a fim de favorecer uma maior flexibilidade e capacidade de articulação, utilizando abordagens pedagógicas e metodologias inovadoras, para fazer frente às exigências de uma sociedade globalizada. O presente estudo tem como objetivo analisar a perspectiva do docente no que concernem as abordagens pedagógicas utilizadas na formação de enfermeiros e identificar as abordagens pedagógicas empregadas por docentes na formação de enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sediada na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A população desta pesquisa foi composta por cinquenta e três docentes. Desta população de docentes, foi selecionada uma amostra de vinte docentes que atuam na referida Instituição. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2011, através da técnica de entrevista semi-estruturada e da utilização de um questionário. Para apreensão do material empírico resultante da entrevista, será utilizada a gravação em MP3. Os dados obtidos serão analisados individualmente, em dois momentos: No primeiro momento, a análise quantitativa referente aos dados obtidos por meio da técnica de entrevista, os quais foram submetidos aos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo proposta por Bardin. No segundo momento, análise quantitativa dos dados quantitativos coletados resultantes dos questionários aplicados aos docentes e dos dados de identificação dos participantes, os quais foram transferidos para uma planilha eletrônica do Microsoft Excel XP.Vale salientar, que foram respeitados os aspectos presentes na Resolução CNS 196/96, a qual refere os aspectos éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos. Os resultados mostram que 90% dos docentes participantes da pesquisa apresentam uma compreensão adequada das abordagens pedagógicas não críticas, apenas 10% tinham um entendimento inadequado. Com relação às pedagogias críticas, 80% dos participantes da pesquisa referiram uma compreensão adequada. Porém, 70% dos docentes, apesar de terem uma compreensão adequada, relataram dificuldades durante a tentativa de implementação destas pedagogias. A maioria dos docentes, como representabilidade de 80%, consideram as pedagogias não críticas relevantes na formação do enfermeiro, como também as pedagogias críticas, sendo representada por 95% dos docentes. Com relação às características dos participantes da pesquisa, 20% eram representantes do sexo masculino; com grau de titulação de 55% com doutorado; referente ao tempo de serviço houve uma maior representatividade entre 15 a 45 anos, com 45%. Com vista a identificar as abordagens pedagógicas que norteiam suas práticas docentes na formação de enfermeiros da UFRN, revelou que as pedagogias críticas e as pedagogias não críticas estão presentes na prática de docentes da graduação em enfermagem. Isso reflete um momento de transição, visto que a presença das novas formas de ensinar já faz parte deste contexto educativo. Por fim, cabe ressaltar, a importância compreender sobre modelos educacionais que valorizam os aspectos científicos, éticos, pessoais no processo educativo. A pesquisa tem a pretensão de proporcionar aos docentes a contribuição de novas possibilidades de ação no sentido de modificar ou não seu contexto de atuação, com competências pedagógicas necessárias para conduzir o processo de ensino, em consonância com o novo paradigma pedagógico do ensino superior.

Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES