SÍNTESE REUNIÃO DE COORDENADORES DA ÁREA DE ENFERMAGEM

SÍNTESE REUNIÃO DE COORDENADORES DA ÁREA DE ENFERMAGEM

Novembro de 2011

 

 

A reunião ocorreu em dois períodos durante o V Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde, realizado em Búzios – RJ no período de 09 a 11 de novembro de 2011, conforme se segue.

 

10/11/2011

 

10:00 às 13:00h – A reunião foi iniciada com as boas vindas da Coordenação aos presentes e com apresentação de uma proposta de trabalho para os dias 10 e 11/11 tendo em vista a programação do evento.

Na sequência foi solicitada a apresentação nominal dos Coordenadores e a indicação de uma fortaleza e uma necessidade do programa de pós-graduação (PPG) que cada um representava, de modo a compartilhar a experiência dos programas e mapear a situação de cada um. O registro das colocações dos coordenadores foi feito com auxilio das professoras Maria Alice Silva Dias Lima da Silva (UFRGS) e Márcia de Assunção Ferreira (UFRJ), estando presentes na reunião representantes de 49 PPG, além da Representante da Área de Enfermagem no CNPq, a Profa. Denize Cristina Oliveira, vários vice-coordenadores dos programas, diretores de unidades acadêmicas e docentes.

A apresentação dos programas permitirá a Coordenação mapear as tendências e necessidades dos PPG, sendo possível afirmar que existe certa uniformidade das fortalezas e necessidades dos programas de acordo com o conceito obtido na última avaliação trienal da CAPES. Isso possibilitou uma primeira impressão que, juntamente com o consolidado e análise dos registros feitos das falas dos coordenadores, indicará caminhos para a condução do processo de acompanhamento dos programas e fortalecimento de políticas para o desenvolvimento da Área.

Na sequência, a Coordenadora apresentou a situação da Área de Enfermagem no cenário nacional, as diretrizes do plano nacional de PG e os desafios da Área para atender as políticas de indução, crescimento sustentável e avanço, além das demandas da Área atendidas pela atual gestão (avaliação de propostas de Minter e Dinter, APCN, Prêmio Teses, PNPD, Julgamentos de solicitação de auxílios, Revisão do Qualis periódico e Classificação de livros).

Foi apresentada também a Proposta de Trabalho da Gestão (2011-2013), sustentada principalmente com a garantia de uma gestão compartilhada e articulada com a comunidade da PG em Enfermagem (PGEnf), ampliando a participação dos programas no processo de condução das demandas da Área, contemplando a diversidade regional na: avaliação dos programas; revisão do documento da Área, do QUALIS periódicos e Classificação de livros; no julgamento de APCN, propostas de MINTER e DINTER, Prêmio Teses CAPES, entre outras. Destacamos também o compromisso de continuidade no processo de discussão e de implementação de estratégias que viabilizem as principais políticas para o ensino, pesquisa e inovação tecnológica da Área, publicadas no Editorial da Anna Nery Revista de Enfermagem v.1 e n.1 de 2011, de autoria das professoras Alacoque Lorenzini Erdman e Josicélia Dumet Fernandes. Integram ainda a proposta de trabalho o atendimento, sempre que possível, dos convites dos programas da Área para eventos e visitas técnicas, focalizadas em um primeiro momento no acompanhamento dos programas novos, com nota 3 e o monitoramento dos programas de mestrado profissional. A coordenação ainda prevê, no seu plano de trabalho, o estímulo à criação de redes de cooperação para alavancar o avanço na formação de Mestres e Doutores e no desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.

Foram informadas aos participantes as estratégias da CAPES para dar visibilidade ao trabalho da Coordenação, especialmente a divulgação da página e e-mail institucional da Área, bem como divulgadas as metas do Programa Ciência sem Fronteira e estimuladas ações que se dirijam às chamadas de financiamento do referido programa.

Finalmente, foram divulgadas as seguintes informações:

1)   Acompanhamento dos programas para auto-avaliação em reuniões a serem agendadas para trabalho em Brasília (CAPES), sendo a primeira prevista para a segunda semana de fevereiro, em data a ser confirmada pela Coordenação;

2)   Comissões e sistemática de trabalho das comissões que estão trabalhando no QUALIS periódico e Classificação de Livros;

3)   Sistemática de preparação dos programas para reunião de fevereiro de 2012;

4)   Reunião da Comissão de Estudos sobre o Mestrado Profissional a ser realizada em Ribeirão Preto em 25/11/2011.

 

17:30 às 19:00h

 

A pauta desta reunião de Área com os coordenadores de PPGEnf foi a indicação de dois periódicos da Enfermagem que deverão receber auxílio financeiro da CAPES/CNPq para alavancar o desenvolvimento dos periódicos brasileiros rumo à melhoria de qualidade e internacionalização.

Inicialmente a Coordenadora informou a política da CAPES para o referido financiamento e fez uma apresentação para subsidiar as discussões versando sobre a visibilidade da Enfermagem brasileira no cenário internacional, trazendo dados sobre a contribuição da Área na produção científica nacional, da América Latina e mundial, bem como a proporção de revistas de Enfermagem na LILACS, SciELO, Rev@Enf, Scopus, Medline, Web of Science e com JCR.

Essa apresentação findou com os dados processados relativos às sugestões recebidas dos coordenadores de PPGEnf (17), ABEn/fórum de editores e da coordenação de Área anterior, Profa. Alacoque, em resposta ao e-mail enviado anteriormente pela Coordenação de Área solicitando sugestões de critérios para indicação dos dois periódicos da Área. Dentre os critérios sugeridos destacamos aqueles mais freqüentes: indexação no Scimago/SCOPUS (7), Web of Science/JCR (6), Medline e SciELO (4); revistas com inserção/veiculação internacional (4); corpo editorial constituído por pesquisadores de diversas regiões do país e exterior (8), qualificado e bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq (6); regularidade na editoração (bimestral/trimestral) (11); dispor de estrutura logística e apoio institucional (7); artigos publicados em português, inglês (4) e espanhol (6); 70% de artigos originais (5); fluxo de até um ano entre submissão e publicação (4); mínimo de 60 artigos/ano (4) e ser de regiões distintas do país (5).

 Na sequência, foi aberta a palavra aos membros da plenária. As argumentações dos coordenadores ou representante dos PPGEnf confluíram para três propostas de indicação dos periódicos: 1) apenas aqueles atualmente qualificados como A2; 2) um periódico A2 e um B1 e 3) dois periódicos B1.  Em votação, a proposta três foi vencedora com 23 votos; as duas primeiras receberam seis e treze votos, respectivamente.

A partir desta decisão, a Coordenadora apresentou um quadro contendo informações sobre o desempenho dos cinco periódicos de Enfermagem com Qualis B1: indexações já alcançadas pelos mesmos; respectivos fatores de impacto (índice H e RIC); número de artigos que publicaram vinculados aos PPGEnf, segundo dados do ColetaCapes do triênio 2007/2009 e 2010; idioma(s) de publicação do texto completo e resumo; periodicidade e número de artigos por ano; porcentagem de artigos originais publicados e duração do fluxo entre submissão e publicação dos artigos.

Após amplo debate, procedemos à segunda votação que foi organizada em torno de duas propostas, considerando as indexações já alcançadas pelos periódicos: 1) Medline e Scimago e 2) apenas o Scimago. Procedida à votação, a primeira proposta saiu vencedora, com 37 votos válidos e cinco votos para a segunda. Sendo assim, serão indicadas pela Área a Revista Gaúcha de Enfermagem e a Revista Brasileira de Enfermagem.

Considerando a natureza do financiamento, as metas e estratégias a serem estabelecidas e a necessidade de aquiescência dos periódicos na pactuação de um plano de trabalho que indique a melhoria de qualidade e o alcance da internacionalização, a Coordenação da Área acordou com a plenária a garantia de que os periódicos serão informados da deliberação, mas que serão indicados definitivamente se acatarem aos seguintes requisitos: profissionalização da editoração da revista, desvinculando-a de mandatos atrelados à gestão como diretoria de Escola/Departamento e presidência de sociedade científica – ABEn; publicação de artigos completos em português ou espanhol e em inglês e resumos nas três línguas; veiculação nas versões impressa e online; periodicidade bimestral; 70% de artigos originais e duração máxima de 12 meses do fluxo entre submissão e publicação dos artigos.

          Finalmente, a Coordenação agradeceu o apoio e a presença dos coordenadores, lembrando da importância da preparação dos mesmos para a reunião de fevereiro de 2012, com foco na auto-avaliação dos PPGEnf e nos critérios de avaliação de programas acadêmicos e profissionais da Área, cujas instruções serão enviadas oportunamente por e-mail.

Notícia cadastrada em: 27/11/2011 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao