Banca de DEFESA: LUZIA KELLY ALVES DA SILVA NASCIMENTO

Enfermagem. Processos de Enfermagem. Ensino

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O processo de enfermagem (PE) é o meio sistematizado de oferecer cuidados humanizados objetivando atingir resultados esperados. Vem crescendo a preocupação das instituições de saúde e de ensino em elaborar estratégias de implementação do mesmo. O objetivo desta pesquisa foi saber a visão dos discentes do último ano dos cursos de graduação de enfermagem de Natal/RN, sobre o ensino do processo de enfermagem (PE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório do tipo quanti-qualitativo, realizado em cinco instituições de ensino do curso de graduação em enfermagem do município de Natal- RN em 2011. A amostra foi composta de 48 discentes dos penúltimos e últimos períodos dos cursos de enfermagem.  A coleta dos dados foi realizada através de questionário on line com perguntas abertas e fechadas via SurveyMonkey®.  Foi utilizada para os dados quantitativos a estatística descritiva através do programa Microsoft Office Excel e para os dados qualitativos, a análise foi através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram uma predominância de discentes do sexo feminino (81,25%) com idade entre 21- 39 anos (75%) e cursando o oitavo período do curso (75%). Quanto à opinião dos discentes sobre o PE foi relatado que são ações sistematizadas embasadas em conhecimento científico e estabelecido por etapas e é um instrumento que promove a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, refletindo na prática e na promoção do bem-estar do cliente. Em relação ao ensino do PE os discentes (45,83%) disseram que o conhecimento do docente sobre o tema é bom; 81,25% relataram que os professores utilizam uma metodologia de ensino tradicional com componentes problematizadores e 45,83% respondeu que é abordado em disciplinas específicas de forma isolada a partir do eixo profissional.  A fase do PE que os discentes de enfermagem têm mais dificuldades de apreensão é a implementação, sendo citada 22 vezes (29,7%). Em relação às dificuldades dos discentes, nos campos de estágio supervisionados, em aplicar o PE foi relatado por 83,5% que os entraves estavam relacionados a não implementação na prática, sobrecarga de trabalho e falta de crença do enfermeiro no PE. As estratégias de integração docente-assistencial descrita quanto aos campos de estágio foram: a capacitação dos enfermeiros, para que possam contribuir com a universidade na implementação no serviço e ensino; e a necessidade das universidades focarem, de forma contínua no decorrer do curso, o PE envolvendo e estimulando os docentes nesse processo. Esses resultados mostram que o PE para os discentes de enfermagem é uma metodologia de trabalho da profissão que precisa ser implementada efetivamente na realidade prática para que o seu ensino se torne efetivo e os futuros profissionais possam trazer contribuições reais na realização de ações sistematizadas com vista à melhoria da qualidade da assistência e das ações da enfermagem. Espera-se que esse estudo possa contribuir trazendo algumas estratégias para facilitar a integração entre teoria e prática no ensino do PE e estimular uma discussão sobre o tema nas Escolas de Enfermagem onde a pesquisa foi realizada junto aos coordenadores, docentes e discentes.

Presidente - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Externo ao Programa - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR