Banca de DEFESA: RAIMUNDO VALDOCI DE MELO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO VALDOCI DE MELO JUNIOR
DATA: 14/11/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro Maria Lúcia Brandão
TÍTULO:

Redução de Danos e o saber-fazer de profissionais de um CAPS ad em Natal-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Centros de tratamento de abuso de substâncias. Redução do dano. Saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo geral analisar como os profissionais de um CAPS ad do município de Natal-RN concebem o saber-fazer no que se refere à Política de Redução de Danos (PRD) em álcool e outras drogas. Para o seu alcance, pretendeu-se: 1) Verificar as possibilidades e limites da implementação da PRD em um CAPS ad do município de Natal-RN; 2) Relacionar o conhecimento dos profissionais de um CAPS ad de Natal quanto à Política de Redução de Danos; 3) Enumerar as ações programáticas à PRD na referida instituição. A pesquisa configurou-se como exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, norteada pelos conceitos de biopoder e do cuidado de si propostos por Michel Foucault. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de junho e julho de 2011 empregando-se a técnica do grupo focal. Em seguida, o material recolhido em campo foi analisado utilizando-se como método a análise de conteúdo de Minayo. Os resultados evidenciaram uma aproximação conceitual e prática entre a estratégia da redução de danos e o saber-fazer dos profissionais do CAPS ad. Os modelos discursivos acerca do uso de drogas, com destaque para o modelo jurídico-moral, ainda possui espaço significativo no cotidiano desses profissionais sendo amplificado pela natureza de algumas demandas que chegam até esses ou pelo próprio discurso instituído. Os sujeitos reconhecem a necessidade de práticas menos proibitivas e mais socializadoras, identificando-as com a lógica da Redução de Danos (RD) sendo perceptível uma compreensão coerente e fundamentada pela maioria dos profissionais acerca da RD. Visões distorcidas e reducionistas acerca da RD pelos profissionais, como considerar apenas a função instrumentalizadora dessa estratégia (distribuição de insumos), configuram-se como uma das maiores barreiras a sua implementação.  Há um número reduzido de atividades programáticas no interior desse CAPS ad que guardam relação com a estratégia da RD o que dificulta uma apropriação mais efetiva por parte da equipe de trabalho. Os processos de trabalho e as posturas adotadas pelos profissionais do CAPS ad nos últimos tempos demonstram que muitas de suas práticas e concepções foram modificadas em detrimento das novas necessidades que as demandas atendidas lhes trouxeram. Por consequência, a noção do cuidado de si descortina-se, fazendo-se necessária a valorização do papel desempenhado por esses agentes do cuidado, a sua contribuição individual e coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - MARCELO KIMATI DIAS - UnP
Notícia cadastrada em: 04/11/2011 14:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao