Banca de DEFESA: ELISANDRA DE ARAUJO SALDANHA

DISCENTE: ELISANDRA DE ARAUJO SALDANHA
DATA: 04/11/2011
LOCAL: DENF/PGENF

Diagnósticos de enfermagem em pacientes no pós-operatório imediato de prostatectomia de um hospital universitário de Natal-RN

Prostatectomia. Processos de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem em pacientes prostatectomizados é um instrumento de extrema importância, pois proporciona uma linguagem própria da profissão, facilitando a comunicação entre os profissionais e o paciente. Objetivou-se nesse estudo analisar a distribuição dos diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes no pós-operatório imediato de prostatectomia. Estudo do tipo transversal, de caráter exploratório e descritivo, realizado na clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado no município de Natal-RN. A amostra do estudo foi composta por 50 pacientes, que atenderam aos seguintes critérios de inclusão, a saber: ter diagnóstico médico de hiperplasia prostática benigna ou neoplasia prostática; ter realizado cirurgia de próstata no serviço; encontrar-se no pós-operatório imediato no momento da coleta de dados. Os critérios de exclusão foram: não estar em condições físicas e mentais adequadas para participar da pesquisa; doença vascular encefálica, pulmonar, hepática avançada, cardiopatia, coronariopatia ou doença periférica extensa. Os instrumentos de coleta de dados foram: o roteiro de entrevista e o de exame físico. O período de coleta deu-se entre os períodos de novembro de 2010 a abril de 2011. Os dados foram organizados em duas etapas: o processo diagnóstico e a construção do banco. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados mostraram que a maioria dos homens eram provenientes do interior do estado, viviam com suas companheiras, tinham uma média de 67,78 anos, eram aposentados, com baixa escolaridade, católicos e não realizavam exames de prevenção da próstata. Os pacientes apresentaram uma média de 9,82 diagnósticos de enfermagem, 23,88 características definidoras e 21,28 fatores relacionados por paciente. Foram identificados 32 diagnósticos de enfermagem, dos quais 8 encontravam-se acima do percentil 75, são eles: Risco de quedas, Deambulação prejudicada, Risco de infecção, Déficit no autocuidado para banho, higiene íntima e vestir-se, Risco de volume de líquidos deficiente e Dor aguda. Os seis primeiros DE presentes nos pacientes entrevistados estavam presentes em todos os prostatectomizados, não sendo possível aplicar nenhum teste estatístico. Os demais apresentaram associação com suas respectivas características definidoras e fatores relacionados ou de risco. Conclui-se que os diagnósticos identificados nesse estudo contribuem para o delineamento da assistência de enfermagem aos pacientes prostatectomizados no pós-operatório, permitindo a implementações de ações de enfermagem eficazes para a resolução dos problemas identificados.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo à Instituição - VIVIANE MARTINS DA SILVA - UFC