Banca de DEFESA: LUCIANA EDUARDO FERNANDES SARAIVA

DISCENTE: LUCIANA EDUARDO FERNANDES SARAIVA
DATA: 30/09/2011
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Qualidade de vida do servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em condição crônica de saúde.

Qualidade de Vida. Doença Crônica. Saúde. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Estudo descritivo, transversal, com dados prospectivos e abordagem quantitativa que objetivou avaliar a qualidade de vida (QV) dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em condições crônicas de saúde (CCS). A coleta de dados realizou-se no ambulatório do Departamento de Assistência ao Servidor (DAS) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, após aprovação pelo comitê de ética do HUOL (CAAE nº 0046.0.294.000.10) com duração de três meses, através de aplicação de formulário de caracterização sociodemográfico, saúde, ambiental e laboral, questionário Medical Outcome Study 36-Item Short Form (SF-36). A amostra foi composta por acessibilidade, totalizando 215 servidores, sendo 153 ativos e 62 inativos em condição crônica de saúde, usuários do DAS. Os resultados foram analisados no programa SPSS 15.0 através da estatística descritiva e inferencial, apresentados em forma de tabela, quadros e figuras. Identificamos servidores predominantemente do sexo masculino, menores que 60 anos, casados ou em união estável, católicos, cor parda, da capital e residente em moradia própria. Quanto aos aspectos laborais, predominou servidores ativos, com cargos de nível intermediário e médio, pequena proporção de docentes. A CCS mais freqüência foi a doença crônica não transmissível - DCNT (95,8%), cujo principal diagnóstico foi \a hipertensão arterial, a depressão correspondeu ao diagnóstico mais presentes no transtorno mental persistente - TMP. A QV dos servidores foi considerada boa com pontuação média 72,5 no escore total, sendo os domínios mais afetados aspectos físicos (59,1), estado geral de saúde (66,2), dor no corpo (66,3) e aspecto funcional (72,0). A dimensão saúde mental (76,5) apresentou melhores média do que a dimensão saúde física (68,0). Verificamos que a diminuição dos escores de QV esta estatisticamente significante relacionada ao maior número de CCS (ρ<0,001), não havendo significância estatística com relação a situação funcional (p=0,259). Os técnicos administrativos de nível elementar, básico, médio e docente apresentaram piores escores de QV. Ao analisarmos a correlação das CCS, com os domínios e dimensões do SF-36 verificamos significância estatística, correlação fraca e negativa nos domínios aspecto funcional (ρ=0,002; r=-0,207), aspectos físicos (ρ=0,007; r=-0,183), vitalidade (ρ=0,002; r=-0,213), função social (ρ=0,000; r=-0,313), aspectos emocionais (ρ=0,000; r=-0,293), saúde mental (ρ=0,000; r=-0,238), dimensão saúde física (ρ=0,002; r=-0,210) e dimensão saúde mental (ρ=0,000; r=-0,298). A presença do TMP, isolado ou em conjunto, contribuiu para os menores escores SF-36, sendo a variação das médias dos domínios significante exceto para dor no corpo, aspecto geral de saúde e aspectos físicos. Ao correlacionarmos as categorias de CCS, com a QV, identificamos correlação fraca (r≤-0,376), e significante (ρ≤0,011), relacionada principalmente as DCNT, TMP e DCNT+TMP, afetando os domínios saúde mental, função social, aspectos emocionais, vitalidade, aspecto funcional.Diante dos resultados obtidos concluímos, que as a qualidade de vida dos servidores é influência pelas sua CCS. Destarte inferimos que presença da CCS repercute negativamente na qualidade de vida, conduzindo os servidores ativos e inativos ao comprometimento geral de suas atividades diária de vida e trabalho ao longo dos anos em decorrência da morbidade acometida principalmente relacionada com DCNT e TMP.

Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES