Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA CRISTIANE FILGUEIRA MARTINS

DISCENTE: CLAUDIA CRISTIANE FILGUEIRA MARTINS
DATA: 01/09/2011
LOCAL: Sala de Investigação

No Caleidoscópio o Estresse na Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do HUOL

Enfermagem, Estresse e Unidade de Terapia Intensiva

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

O estresse faz parte da sociedade atual, podendo ser caracterizado como uma das patologias relacionadas ao trabalho. Com isso passou a ser objeto de estudo de inúmeras pesquisas científicas podendo ser compreendido e conhecido melhor por toda a população. Dentre as possíveis áreas mais afetadas pelo estresse destaca-se os profissionais de saúde, em especial os trabalhadores de enfermagem que atuam em setores fechados, como as Unidades de Terapia Intensiva. Diante disso, nesta pesquisa pretende-se: Analisar a interferência do estresse na vida pessoal e profissional da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal-RN. O estudo será de caráter quanti-qualitativo com abordagem descritiva, tendo como campo de pesquisa a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes e como participantes da pesquisa a equipe de enfermagem que atua neste ambiente. Para que seja realizado a coleta de dados aplicaremos o Inventário dos Sinais e Sintomas do Estresse (ISSE) de Lipp, 2000 e um questionário com todos os participantes do estudo. Bem como uma entrevista para aqueles participantes que estiverem na fase de resistência conforme o inventário.  Os dados serão analisados a luz das diretrizes propostas pelo autor do inventário, como também pelo programa Epi-Info 3.2. Quanto à entrevista será a Análise do discurso de Michel Pecheaux. Com a conclusão desta pesquisa pretende-se conhecer o que pode causar o estresse da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes, bem como identificar possíveis estratégias de enfrentamento desta situação. A pesquisa somente ocorrerá após a aprovação do projeto pela banca de qualificação da PPGENF e do Comitê de ética em pesquisas do HUOL.

Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA