Bolsas PQ e DT 2911 - Inscrições abertas

Bolsas PQ e DT estão com as inscrições abertas

 O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) acaba de abrir o calendário para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo de inscrição vai até o dia 18 de agosto.
O pesquisador deve atender aos critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento, disponíveis em: http://www.cnpq.br/cas/cas.htm . Os bolsistas cujo prazo da bolsa termina em 28/02/2012 também devem obedecer ao calendário . Os resultados estão previstos para serem divulgados a partir de janeiro de 2012 e o início da vigência deve acontecer entre março e maio do mesmo ano.

Produtividade em Pesquisa
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A  é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.

Desenvolvimento Tecnológico
As bolsas DT tem como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A  é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.
___
Assessoria de Comunicação Social do CNPq
comunicacao@cnpq.br
            (61) 3211-9414      
http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm

Comitê de Assessoramento de Enfermagem – CA-EF

Composição

Áreas do Conhecimento

Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde – DABS
Coordenação do Programa de Pesquisa em Saúde – COSAU

Membros: 03

Nome

Sub-Área/
Especialidade

Instituição

Mandato

Telefone

Denize Cristina de Oliveira

 

UERJ

01.07.2010 a 30.06.2013

            21-2587-6335      

Emília Campos de Carvalho

 

USP/RP

01.12.2009 a 30.11.2012

            16-3602-3475      

Thelma Leite de Araújo

 

UFC

01.10.2009 a 30.09.2012

            85-3366-8459      

 

Flávia Regina Souza Ramos

 

UFSC

01.07.2010 a 30.06.2013

 

 


Critérios de Julgamento – CA-EF

Vigência: 2009 a 2011

1. Normas gerais:

a) O desempenho do pesquisador é avaliado por meio de indicadores referentes ao quinquênio anterior, no caso do nível 2, e do decênio anterior no caso dos níveis 1A-D.

b) Os critérios incluem sua produção científica, formação de recursos humanos, contribuição para a inovação, coordenação ou participação em projetos de pesquisa, participação em atividades editoriais e de gestão científica.

c) A avaliação enfatiza a qualidade da produção científica e tecnológica de acordo com critérios internacionais.

d) Os solicitantes serão classificados pelos critérios a seguir, exclusivamente com a finalidade de adequar a demanda às cotas de bolsas PQ disponiblizadas pelo CNPq.

2. Requisitos mínimos para os diferentes níveis

A avaliação global do pesquisador será realizada mediante a análise da formação e experiência profissional e do equilíbrio entre a formação de recursos humanos e a produção científica. Para a comparação entre pares da demanda, no sentido de classificar os pesquisadores em categorias e níveis, fica estabelecida a seguinte ordem de prioridade: número e qualificação da produção científica, número de teses de doutorado orientadas e aprovadas, número de dissertações de mestrado orientadas e aprovadas, número de orientações de bolsistas de Iniciação científica com bolsas do CNPq ou de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e equivalentes, evidência de nucleação de grupos de pesquisa, qualificação do projeto de pesquisa pelos membros do Comitê Assessor, consultados os pareceres ad hoc.

Os requisitos mínimos para a definição de categorias e níveis são apresentados a seguir:

2.1 - Requisitos mínimos para acesso ao nível 2

Este nível é a porta de entrada convencional para obtenção de Bolsa PQ. Para ser classificado neste nível, o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos no quinquênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 5 (cinco) trabalhos em periódicos científicos com Qualis da área da Enfermagem  B2 (equivalente a periódicos indexados na base Medline ou SciELO ou CINAHL ou  Cuiden com índice RIC entre 0.2 e 0.5) ou superior;

b) ter concluído a orientação de pelo menos 1 (um) mestre;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação de mestrandos ou doutorandos;

d) ter formação na área e linha de pesquisa própria;

e) experiência em ensino e pesquisa  como também participação em entidades científicas  e  ter inserção nacional, e

f) atingir classificação compatível com a cota de bolsas disponíveis nesta categoria.

2.2. Critérios de acesso ao nível 1D

Para ser classificado neste nível, o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos no decênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 20 (vinte) trabalhos em periódicos científicos, sendo 10 (dez) em Qualis da área da Enfermagem B2 (equivalente a periódicos indexados na base Medline ou SciELO ou CINAHL ou Cuiden com índice RIC entre 0.2 e 0.5) ou superior;

b) ter concluído a orientação de pelo menos 1 (um) doutor  ou 3 (três) mestres;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação de no mínimo 3 (três) pós-graduandos sendo 1(um)  doutorando;

d) ter experiência em ensino e pesquisa como também participação em entidades científicas, conselho editorial de periódicos e ter inserção internacional;

d) ter formação na área e domínio de linha de pesquisa, e

e) haver disponibilidade de bolsas novas ou liberadas nesta categoria.

2.3. Critérios para progressão ao nível 1C

Para ser classificado neste nível, o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos, no decênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 20 (vinte) trabalhos em periódicos científicos sendo 10 (dez), em Qualis da área da Enfermagem, B1  (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H até 2 ou na base ISI/JCR com índice de impacto J até 0.2.) ou superior e 2 (dois) em A1 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H > 15 ou na base ISI/JCR com índice de impacto J >0.8 ) ou A2 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H entre 3 e 14  ou na base ISI/JCR com índice de impacto J entre 0.3 e 0.7);

b) ter concluído a orientação de pelo menos 2 (dois) doutores ou 6 (seis) mestres;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação de no mínimo 3 (três) pós-graduandos sendo 1(um) doutorando;

d) ter experiência em ensino e pesquisa como também coordenação de grupos de pesquisa, captação e gerenciamento de recursos para pesquisa;

e) ter formação na área e linha de pesquisa consolidada;

f) atingir classificação compatível com a cota de bolsas disponíveis nesta categoria.

2.4. Critérios para progressão ao nível 1B

Para ser classificado neste nível, o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos, no decênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 20 (vinte) trabalhos em periódicos científicos sendo 10 (dez), em Qualis na área da Enfermagem, B1  (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H até 2 ou na base ISI/JCR com índice de impacto J até 0.2) ou superior e 4 (quatro) em A1 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H > 15 ou na base ISI/JCR com índice de impacto J até 0.8) ou A2 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H entre 3 e 14  ou na base ISI/JCR com índice de impacto J entre 0.3 e 0.7);

b) ter concluído a orientação de pelo menos 3 (três) doutores ou 6 (seis) mestres;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação no mínimo 3 (três) pós-graduandos sendo 1(um) doutorando;

d) ter experiência em ensino e pesquisa como também coordenação de grupos de pesquisa, captação e gerenciamento de recursos para pesquisa;

e) ter formação na área e linha de pesquisa consolidada e inovações;

f) atingir classificação compatível com a cota de bolsas disponíveis nesta categoria.

2.5. Critérios para progressão ao nível 1A

Para ser classificado neste nível, o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos, no decênio anterior:

a) ter publicado pelo menos 20 (vinte) trabalhos em periódicos científicos sendo 10 (dez), em Qualis da área da Enfermagem, B1 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H até 2 ou na base ISI/JCR com índice de impacto J até 0.2) ou superior e 6 (seis)  em A1 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H > 15 ou na base ISI/JCR com índice de impacto J até 0.8) ou A2 (equivalente a periódicos indexados na base Scopus/SJR com índice H entre 3 e 14  ou na base ISI/JCR com índice de impacto J entre 0.3 e 0.7);

b) ter concluído a orientação de pelo menos 3 (três) doutores ou 6 (seis) mestres;

c) estar em atividade de pesquisa e de orientação de no mínimo 3 (três) pós-graduandos sendo 1(um) doutorando;

d) ter experiência em ensino e pesquisa como também gerenciamento de equipes e recursos financeiros para pesquisa;

e) participação em comissões nacionais de ensino e pesquisa;

e) ter formação na área, linha de pesquisa consolidada e nucleação de grupos de pesquisa, e

f) atingir classificação compatível com a cota de bolsas disponíveis nesta categoria.

3. Comparações entre os pares da demanda

Considerando-se a oferta limitada de bolsas novas e/ou liberadas, serão utilizados como parâmetros de classificação e desempate para todas as Categorias/Níveis, os seguintes critérios, na seguinte ordem de prioridade:

1. Número de publicações e índice de impacto dos respectivos periódicos científicos;

2. Número de teses de doutorado orientadas e aprovadas;

3. Número de dissertações de mestrado orientadas e aprovadas;

4. Nucleação de grupos de pesquisa;

5. Índice “h”, índice “j” e índice “RIC”.

6. Qualificação do projeto de pesquisa apresentado na solicitação da bolsa PQ, conforme avaliação do CA com base nos pareceres dos consultores ad hoc;

7. Número de pós-doutores supervisionados;

8. Número de orientações de doutorado em andamento;

9. Número de orientação de mestrado em andamento, e

10. Número de orientações em andamento de bolsistas de Iniciação científica do CNPq, Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e outras entidades equivalentes.

4. Reconhecimento de Notória Liderança Científica

Em casos excepcionais, parte dos requisitos mínimos acima poderá ser dispensada e critérios adicionais de comparação entre pares poderão ser utilizados para candidatos que possuem liderança científica amplamente reconhecida pela sua obra. Essa qualidade leva em consideração o fazer escola de pensamento científico, a disseminação nacional e internacional de uma área de investigação e a criação de instituições científicas ou tecnológicas de excelência. Na caracterização desta excepcionalidade serão considerados os seguintes critérios:

1. Produção científica da carreira;

2. Impacto da produção científica ou tecnológica, utilizando-se critérios qualitativos e quantitativos;

3. Contingente de recursos humanos formados em nível de Pós-Graduação (mestres e doutores);

4. Destino dos recursos humanos formados e sua contribuição científica;

5. Nucleação de grupos de pesquisa;

6. Atividades de gestão científica e tecnológica e de administração de instituições e núcleos de excelência científica e tecnológica.

Nota: A concessão de excepcionalidade neste caso deverá obrigatoriamente ser apoiada por pelo menos 2/3 dos membros do CA.

Para os cálculos de indicadores quantitativos serão utilizados os bancos de dados da Plataforma Lattes do CNPq;

As diferentes abreviaturas do nome de determinado pesquisador deverão ser conhecidas pelo CA e pelos técnicos do CNPq para evitar subestimar os parâmetros relacionados. 

Notícia cadastrada em: 13/05/2011 12:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao