Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE KARINE DA COSTA MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SIMONE KARINE DA COSTA MESQUITA

DATA: 27/02/2011

HORA: 09:00

LOCAL: DEPARTEMENTO DE ENFERMAGEM

TÍTULO:

Metodologias ativas: práticas educativas de docentes na formação do enfermeiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Educação em enfermagem. Prática do docente de enfermagem.


PÁGINAS: 40

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

RESUMO:

Na nova ordem mundial são notórias as mudanças nos aspectos social, ético, econômico e político da sociedade pós-moderna, as quais atingem, de modo incisivo, o ensino superior, exigindo uma nova visão de formação profissional para o enfermeiro. Note-se que a inserção de metodologias inovadoras pelas instituições de ensino superior neste contexto deve favorecer a articulação entre a academia e o serviço, a fim de atender às demandas sociais, com destaque para o Sistema Único de Saúde. Como métodos inovadores destacam-se neste estudo às metodologias ativas de ensino-aprendizagem, as quais são norteadas pela pedagogia problematizadora, emergente da crítica sobre a metodologia tradicional, ainda presentes nas universidades, e propõe-se o uso das situações-problema como um estímulo à aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo investigar a utilização de metodologias ativas por docentes, na formação de enfermeiros a partir da identificação das abordagens pedagógicas utilizadas por professores na prática educativa. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em uma instituição privada de ensino superior, responsável pela formação de enfermeiros, localizada na cidade de João Pessoa – Paraíba. A população deste estudo será constituída por todos os docentes que atuam na referida instituição. Desta população, a amostra será constituída por 30 docentes. A coleta de dados ocorrerá no período de maio de 2011, através da realização de uma entrevista. Para apreensão do material empírico, será utilizada a gravação, em MP3. Os dados obtidos junto ao grupo amostral serão agrupados e posteriormente analisados mediante a orientação metodológica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Serão respeitados os aspectos presentes na Resolução CNS 196/96, a qual refere os aspectos éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos. Contudo, a utilização de metodologias ativas no ensino favorece para a formação de um profissional ativo, com competências para atuarem com qualidade e resolutividade no Sistema Único de Saúde. Com este estudo, objetiva-se provocar uma reflexão junto aos docentes, em relação a sua prática educativa, e instigar, de certa forma, o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizado, visando à melhoria da formação em enfermagem, conectando os educandos à realidade e às necessidades da população brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Presidente - 6338033 - REJANE MILLIONS VIANA MENESES
Notícia cadastrada em: 19/04/2011 13:21
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