Suspensa a Palestra: O LÚDICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRÂNSITO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM

Informamos a comunidade academica, em caráter provisório, a suspensão da palestra, proferida pela metranda ANTONIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO, em 22/10/2010, as 09:00h no Anfiteatro/ DENF. OPORTUNAMENTE DIVULGAREMOS A NOVA DATA.


Desde já contamos com vossa compreensão,

Atenciosamente,

Coordenação do PGENF

Resumo: Trata-se de um estudo sobre a contribuição da enfermagem na prmoção da saúde no trânsito, utilizando o lúdico como estratégia de intervenção. Para tanto, buscou-se a construção de um material educativo impresso baseado nos princípios do trânsito solidário apresentados pelo DENATRAN, em 2005. A pesquisa se justifica pelo aporte teórico que está poderá proporcionar à saúde no trânsito, sobretudo no sentido de proteção aos indivíduos em seus deslocamentos; Ademais, este trabalho poderá contribuir com a enfermagem como ciência, especialmente no desenvolvimento de conceitos e teorias que corroboram a forma transcultural de prestar cuidados. Sobre cuidado transcultural, este foi proposto por Leininger (1991) através da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, referência que alicerça esta pesquisa e liberta a enfermagem da assistência direta tradicional exclusiva, enquanto acomoda outras compreensões do ‘cuidar’. A decisão pelo lúdico baseou-se nos estudos de Huizinga (2008) e em sua defesa de que a ludicidade facilita a aceitação humana às propostas educativas. Neste sentido, defendendo a construção de um material educativo impresso como uma forma de produção de cuidado, adotamos a Pesquisa Ativa de Jüngen Habermas para compor nosso percurso metodológico. Através desse método trabalhamos o ‘existente’ e o ‘vivido’ na tentativa de aproximar os atores que compõem o trânsito, em especial as crianças. Finalmente, após a produção do material educativo impresso, a cartilha, denominação dada ao produto final, passou por especialistas de órgãos públicos federais e estaduais que fizeram sua validação como instrumento educativo. Acreditamos que esta pesquisa produziu um cuidado com ação ampliada para a coletividade, desdobrando a contribuição da enfermagem pré-hospitalar para além da assistência direta individual.

Notícia cadastrada em: 21/10/2010 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao