Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE SOUZA SILVA - (Retificação)

DISCENTE: FERNANDO DE SOUZA SILVA

DATA: 18/10/2010

LOCAL: Anfiteatro Profa.Raimunda Germano (UFRN) Departamento de enfermagem

NOVOS CAMINHOS A TRILHAR: HISTÓRIA ORAL DE VIDA DOS PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS

História oral de vida; enfermagem; transplante renal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A Insuficiência Renal Crônica (IRC) comumente condiciona aos pacientes, limitações que interferem negativamente na sua forma de levar a vida, conseqüentemente geram relações interpessoais conflituosas. As possibilidades terapêuticas da IRC estão intimamente relacionadas à condição biológica e social, nesta perspectiva o transplante renal é considerado a melhor opção, por proporcionar melhor qualidade de vida, por ser um tratamento que reduz a dependência às tecnologias duras e leve-duras da diálise, além de ser indolor. Este estudo objetiva apreender, por meio da história oral dos pacientes transplantados renais, as experiências vivenciadas na nova realidade terapêutica, buscando compreender o significado e as mudanças que o transplante gerou na sua forma de levar a vida. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório-descritivo, tendo a história oral de vida como referencial metodológico. A colônia de estudo escolhida é composta por 50 pacientes transplantados renais, atendidos mensalmente no ambulatório da nefrologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado na cidade de Natal-RN. A rede será composta por colaboradores de ambos os sexos, sem limites de idade, que tenham se submetido há pelo menos um ano ao transplante renal e que desejem participar espontaneamente do estudo. Após aprovação pelo Comitê de ética do HUOL, utilizaremos como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semi-estruturada, gravada individualmente, por meio de dispositivo eletrônico, em ambiente escolhido pelo colaborador, neste avaliaremos a possibilidade de interrupção de sons externos e de outras pessoas não participantes do estudo. Após transcrição das entrevistas, analisaremos os dados segundo a técnica de análise temática de Bardin.

Presidente - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA