Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA MARIA NOBREGA ELIAS - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: TATIANA MARIA NOBREGA ELIAS

DATA: 01/10/2010

HORA: 08:30

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

TÍTULO:

Dimensionamento de enfermagem e o número de casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Infecção de trato Urinário e Infecção de Cateter Venoso Central em uma Unidade de Terapia intensiva Adulto.


PALAVRAS-CHAVES:

Carga de trabalho na enfermagem; TISS 28; Sistemas de Gravidade em UTI


PÁGINAS: 49

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

RESUMO:

Nas últimas décadas, as instituições de saúde têm se preocupado com a qualidade dos serviços, buscando o desenvolvimento de processos que reduzam custos, permitam excelência nas ações, aumentem a produtividade e garantam a segurança e satisfação do cliente (LAUS, 2004).Portanto nesta perspectiva de mercado a enfermagem vem buscando adequar seus processos assistenciais  a uma estratégia gerencial que garanta o  este grande grande objetivo dos serviços de saúde. De acordo com Gaidzinski (1998), o dimensionamento de pessoal de enfermagem é instrumento gerencial para a busca da qualidade da assistência, na medida em que procura adequar o quadro de pessoal disponível às necessidades da clientela e da instituição. No entanto, para atender a individualidade deste cliente se faz necessário a aplicação de instrumentos que sejam capazes de mensurar estas necessidades individuais. Baseado neste contexto existe inúmeros sistemas de classificação sendo utilizados em nosso meio, no entanto, para a confecção deste estudo optou-se pela utilização do sistema de classificação do TISS 28, instrumento já operacionalizado no ambiente da pesquisa. Aceitando que a tríade necessária para um dimensionamento adequado de pessoas na enfermagem seja a classificação deste doente adequada a um carga de trabalho devidamente ofertada e ao impacto que esse planejamento terá sobre indicadores assistenciais e que se resolveu optar por este estudo descritivo, quantitativo e prospectivo que visa analisar a relação entre o dimensionamento de enfermagem, segundo os scores do TISS 28, com os surgimento de novos casos de Pneumonia Associada á ventilação mecânica, Infecção do Trato urinário e Infecção de cateter venoso Central em Unidade de Terapia intensiva. Para o tratamento dos dados utilizaremos instrumento estatístico que nos forneça uma relação entre as variáveis do estudo. Os dados serão representados através de tabelas e gráficos. Ao término deste estudo ofereceremos um valioso instrumento para o apanhando de evidências acerca da atividade gerencial do enfermeiro que envolve o grande desafio do provimento adequado de pessoal na enfermagem nas Unidades de Terapia intensiva .


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 6344915 - GLAUCEA MACIEL DE FARIAS
Externo ao Programa - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Interno - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Notícia cadastrada em: 06/10/2010 08:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao