Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA

DATA: 21/10/2010

HORA: 14:30

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - Sala de Investigação

TÍTULO:

ATUAÇÃO DA DIREÇÂO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS FRENTE A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇOES DE ENSINO EM NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

violência, saúde escolar, maus-tratos infantil, enfermagem.


PÁGINAS: 71

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

RESUMO:

A violência é um fenômeno humano, social e histórico que se traduz em atos realizados, individual ou institucionalmente, por pessoas, famílias, grupos, classes e nações, visando prejudicar, ferir, mutilar ou matar o outro, física, psicológica e até espiritualmente (MINAYO, 2009). Das pessoas que vivenciaram a violência de forma direta ou indireta, as crianças e adolescentes merecem uma atenção especial e quando abordamos a violência contra a criança e adolescente associamos aos ambientes onde ela ocorre, e a escola está sendo palco de diversas manifestações deste fenômeno.  Com o crescimento desse comportamento, a escola se tornou um ambiente de insegurança e medo que acaba por comprometer o desenvolvimento intelectual, social e psicológico dos estudantes, e influencia diretamente no convívio social e familiar, no qual as crianças e os adolescentes estão inseridos (LIBERAL et al., 2005).  A partir dessa realidade questionamos: qual a dimensão da violência escolar na escola pública e privada? A direção, professores e funcionários estão preparados para atuar durante os episódios de violência escolar? E elaboramos os seguintes objetivos: identificar a presença da violência escolar em duas instituições de ensino sendo uma pública e outra privada em Natal/RN; conhecer atuação da direção, professores e funcionários durante os episódios de violência no recinto escolar. O estudo será do tipo descritivo, exploratório, comparativo com abordagem quantitativa, e será realizado em duas instituições de ensino, uma pública e a outra privada, situada na cidade do Natal/RN. Acredita-se que este estudo poderá contribuir para a criação de medidas de minimização e prevenção da violência escolar, como também retomar a importância do Enfermeiro na escola que pouco se tem visto atuando nas instituições de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6344915 - GLAUCEA MACIEL DE FARIAS
Externo à Instituição - MATILDE MEIRE DE MIRANDA CADETE - UFMG
Interno - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILAR
Notícia cadastrada em: 04/10/2010 09:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao