Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRNA CRISTINA DA SILVA FREITAS

DISCENTE: MIRNA CRISTINA DA SILVA FREITAS

DATA: 21/10/2010

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - Sala de Investigação

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ESTUDO REALIZADO COM FUNCIONÁRIAS PÚBLICAS DE UMA UNIVERSIDADE DE NATAL/RN

Violência contra a mulher; Trabalhadores; Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

A violência tem se tornado assunto principal em noticiários de todos os jornais, fenômeno corriqueiro na vida de pessoas que utilizam a mídia como fonte de lazer e informação, de modo que, ao fazer parte do cotidiano das cidades, do país e do mundo, mostra-se banalizado de tal forma que é percebido pela sociedade como algo que naturalmente fazendo parte da vida (DANTAS, 2009; FERRAZ et al, 2009). No entanto, é importante salientar que a violência não é algo novo,  pois a própria expressão “violência contra a mulher” foi definida por volta do ano de 1978 pelo movimento feminista, como forma de referir-se, dentre outras ocasiões, aos maus tratos sexuais, físicos e psicológicos cometidos pelos parceiros íntimos, o estupro de meninas, assédio sexual no ambiente de trabalho, além do preconceito em relação a homossexualidade feminina (OEA, 1994; SCHRAIBER; D’OLIVEIRA, 1999; BORSOI; BRANDÃO; CAVALCANTI, 2009). Nesse contexto, observa-se que uma em cada quatro mulheres vai sofrer violência doméstica no decorrer de sua vida, 85% das vítimas de violência doméstica são mulheres e a cada ano esse número é estimado em 1,3 milhões de vítimas de agressão física por parceiro íntimo de cada ano e na maioria desses casos os autores da agressão não são denunciados a policia (NCADV, 2007). Dessa maneira, considerando a importância do tema abordado e atrelando-nos aos questionamentos propostos, objetivamos: Identificar os tipos de violência sofridos nos últimos doze meses por funcionárias públicas que exercem suas atividades em uma Universidade em Natal/RN; Identificar o local de ocorrência do evento violento; Caracterizar os agressores de cada tipo de violência; Conhecer os procedimentos adotados após cada ato de violência sofrido por essas mulheres; Conhecer as conseqüências da violência sofridas por essas mulheres. O estudo é do tipo exploratório descritivo com abordagem quantitativa e dados prospectivos, a ser realizado nos Centros acadêmicos do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A população será composta pelas servidoras dos referidos centros das quais selecionaremos uma amostra representativa e aleatória. O instrumento será composto por perguntas fechadas de identificação sociodemográfica e profissional das mulheres, bem como questões que caracterizem os tipos de violência sofridos e o(s) agressor(es). Acreditamos que este trabalho poderá contribuir com o tema violência contra a mulher, denotando a importância da criação de políticas públicas direcionadas a combater esses eventos e promover apoio para as vitimas, seus dependentes e até os próprios agressores.

Presidente - 6344915 - GLAUCEA MACIEL DE FARIAS
Externo à Instituição - MATILDE MEIRE DE MIRANDA CADETE - UFMG