Banca de QUALIFICAÇÃO: SÂMARA SIRDÊNIA DUARTE DE ROSÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SÂMARA SIRDÊNIA DUARTE DE ROSÁRIO

DATA: 06/10/2010

HORA: 14:30

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

TÍTULO:


EU TAMBÉM TENHO DIREITO: inclusão da criança com deficiência na estratégia de saúde da família


PALAVRAS-CHAVES:

criança, dificiente, equipe,


PÁGINAS: 47

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

RESUMO:

Este projeto de pesquisa traz a problemática da fragilidade das ações oferecidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) às crianças com deficiência.  Versa acerca das ações oferecidas pela ESF às crianças portadoras de deficiência e dos processos de produção de subjetividades a ele relacionados, em um percurso que tem possibilitado a formulação de algumas questões sobre o cotidiano do trabalho na ESF a essas crianças no Brasil. A questão suscitada refere-se à inclusão da criança com deficiência nas estratégias de saúde realizadas pela ESF.

A Organização das Nações Unidas (OMS) reconhece que a deficiência se trata de um conceito em evolução, o qual deve conter os aspectos clínicos e funcionais das deficiências e que estas resultam da interação entre aqueles e as barreiras atitudinais e ambientais que impedem a plena e efetiva participação das pessoas com deficiência na sociedade, em igualdade de oportunidades com as demais. Portanto, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas (BRASIL, 2008).

De acordo com a OMS, em tempos de paz, pelo menos 10% das crianças de qualquer país nasce ou adquirem impedimentos, físicos, mentais ou sensoriais, que interferirão no seu desenvolvimento (GLAT, 2006). No Brasil, o censo de 2000 aponta para uma prevalência de cerca de 2,4 milhões de pessoas portadoras de deficiência, o que corresponde a 14,5% da população. No entanto, segundo documento do Ministério da Saúde, em 1991, apenas 2% destes indivíduos recebia algum tipo de assistência, quer seja da iniciativa privada ou do setor público, verificando-se inexpressivo avanço desta situação. E de acordo com o relatório pesquisa Retratos do Brasil (FGV/FBB), o Rio Grande do Norte, está em segundo lugar (17, 64%) no ranking brasileiro dos estados que  tem o maior número de pessoas com deficiência.

Estes dados ratificam a importância da garantia da sociedade em geral aos direitos e necessidades específicas das pessoas com deficiências, tais como, melhores condições de saúde, segurança, lazer e trabalho. A inclusão das pessoas com deficiências na sociedade é outra garantia de extrema relevância a ser conquistada. A sociedade inclusiva se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILAR
Notícia cadastrada em: 01/10/2010 09:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao