Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CONCEBIDA DA CUNHA GARCIA

DISCENTE: MARIA CONCEBIDA DA CUNHA GARCIA

DATA: 01/10/2010

LOCAL: sala de investigação

Avaliação do desempenho dos profissionais das unidades de atenção primária do município de Natal/RN para o diagnóstico da tuberculose.

: Tuberculose. Ações de Diagnóstico. Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A responsabilidade pelas ações de controle da tuberculose (TB), como destaque para as ações de diagnóstico, foi transferida aos municípios, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), visando melhorar os indicadores de controle da doença, diagnóstico e cura. Neste cenário, observa-se que a descentralização das ações de diagnóstico e controle da TB para âmbito da APS, vem impondo reorientação da prática das equipes de saúde da família, requerendo metodologias que avaliem em que medida os componentes da APS estão sendo alcançados e como o desempenho dos profissionais no desenvolvimento das ações de diagnóstico da TB nos serviços de atenção primária (USF e UBS) tem contribuído para ampliar as atividades de diagnóstico neste nível de atenção. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o desempenho dos profissionais das unidades de atenção primária do município de Natal-RN para o diagnóstico da TB. O projeto representa uma colaboração com pesquisadores do Grupo Nacional de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB) com sede na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo com enfoque avaliativo.  Têm como fonte primária de informações os profissionais de saúde (médico, enfermeiro e técnico/auxiliar de enfermagem) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades Saúde da Família (ESF) As informações acerca do desempenho dos profissionais para o desenvolvimento das ações de diagnostico da TB, assim como, a estrutura organizacional da unidade para a garantia dessa oferta de atenção serão coletadas por meio de um questionário. O questionário contém os indicadores de desempenho, que envolve a oferta de atenção pelos profissionais e o recebimento pelo usuário das ações de diagnóstico da TB. Os indicadores serão analisados utilizando técnicas de estatística descritiva, e os resultados serão interpretados com base no referencial teórico da Atenção Primária. Espera-se que o estudo forneça subsídios o aprimoramento do controle de TB em nível local e para a política do Ministério da Saúde no avanço das ações de diagnóstico da tuberculose nos serviços de Atenção Primária.

Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Externo à Instituição - RICARDO ALEXANDRE ARCENCIO - USP
Interno - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILAR