Banca de DEFESA: FATIMA HARYANNY GOMES RUFINO

DISCENTE: FATIMA HARYANNY GOMES RUFINO

DATA: 05/11/2010

LOCAL: Anfiteatro - Departamento de Enfermagem

Avaliação da dor pós-operatória: análise em pacientes submetidos a cirurgias abdominais em um hospital universitário de Natal/RN

Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Os objetivos são avaliar a dor dos pacientes submetidos a cirurgias abdominais de um hospital universitário com vistas à: identificar a localização e a intensidade dolorosa mensurada pela Escala de Estimativa Numérica, analisar a dor nas dimensões sensorial-discriminativa, motivacional-afetiva e a cognitivo-avaliativa, utilizando o Questionário para dor McGill no pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgias abdominais, relacionar o processo álgico com a idade, sexo, religião, diagnóstico e tipo de cirurgia e identificar a efetividade da medicação utilizada no alívio da dor pós-operatória. Acredita-se que este estudo poderá contribuir para subsidiar a prática dos profissionais envolvidos na prestação dos cuidados ao paciente com dor pós-operatória. Espera-se que os resultados possam ser introduzidos no ensino da graduação em enfermagem, despertando o interesse dos futuros profissionais para o tema, e dessa forma, esse conhecimento sobre o cuidar, refletirá numa melhor qualidade de vida e menor sofrimento dos pacientes.

avaliação da dor, dor pós-operatória, enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

Presidente - 6344915 - GLAUCEA MACIEL DE FARIAS