Banca de DEFESA: LUCIANA MELO RIBEIRO

DISCENTE: LUCIANA MELO RIBEIRO

DATA: 07/10/2010

LOCAL: Anfiteatro Profa.Raimunda Germano

CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE AS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES, NATAL, RN.

Palavras Chave: Vigilância epidemiológica - Hospitais. Vigilância epidemiológica – Enfermeiros. Vigilância epidemiológica - Subnotificação

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, com objetivo de verificar o conhecimento dos enfermeiros sobre as ações de vigilância epidemiológica no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no Município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. O estudo foi desenvolvido com 63 enfermeiros do referido hospital e os dados foram coletados através de um questionário. Todos os dados foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados foram organizados e discutidos em quatro seções: conhecimento dos enfermeiros sobre vigilância epidemiológica hospitalar; procedimentos do profissional enfermeiro mediante as doenças de notificação compulsória; dificuldades dos enfermeiros para registrar as doenças de notificação compulsória e as sugestões de estratégias para articular o serviço de vigilância epidemiológica com as práticas assistenciais dos enfermeiros. Os resultados mostram que (55,55%) dos enfermeiros conhecem a principal ação de vigilância epidemiológica, a notificação compulsória de doença, e que (42,86%) notificam ao Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, enquanto (57,14%) não destinam as informações para esse serviço. A maior parte dos enfermeiros revela dificuldades para realizar notificação por desconhecerem o fluxo de notificação; pelo serviço de vigilância não funcionar 24 horas e por indefinição diagnóstica das doenças. As sugestões de estratégias para melhorar a qualidade da informação epidemiológica estão voltadas para capacitação do enfermeiro em vigilância epidemiológica hospitalar; trabalho em parceria com o núcleo de vigilância; divulgação das informações sobre vigilância e realização de busca ativa diária. Concluí-se que a maioria dos enfermeiros não notifica ao Núcleo de Vigilância as Doenças de Notificação Compulsória e não se percebe a incorporação dos valores da integralidade entre a VE hospitalar com todos os enfermeiros, posto que este princípio norteia ações dos serviços de saúde fundamentadas no diálogo, na escuta, no comprometimento ético, compartilhamento de saberes entre os profissionais dos diversos serviços e respeito quanto ao trabalho do outro profissional. Assim, a lacuna da integralidade nas ações dos enfermeiros estudados, bem como no serviço de VE não mobiliza o potencial desses serviços para mudanças, no sentido de realização de práticas voltadas para um modelo de atenção integral que articula ações preventivas e curativas, proposto e desejado pelo SUS. Mediante as dificuldades apresentadas torna-se importante recomendar processos educativos com estratégia de transformação das práticas, além de proposta de ações à luz do princípio da integralidade possibilitando respostas ágeis e efetivas, conforme propósito da VE hospitalar mediante as urgências e emergências epidemiológicas atuais.
Palavras

Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - LETÍCIA FORTES LEGAY - UFRJ