Banca de DEFESA: ARIELI RODRIGUES NÓBREGA

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

RESUMO

A hanseníase, apesar dos significativos avanços no que concerne seu diagnóstico, controle e tratamento, ainda hoje apresenta uma carga incomensurável de estigma em conseqüência, principalmente, da construção sócio-histórica marcada pelo preconceito e o isolamento dos doentes, traduzidos pelo sofrimento, abandono e problemas psicossociais. Destarte, o estudo objetivou resgatar a trajetória de vida de ex-portadores de hanseníase com histórico asilar; recuperar as histórias da trajetória de vida desses ex-portadores e, identificar os fatores comuns a essas histórias de vida. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se como referencial metodológico a história oral de vida. A colônia do estudo escolhida através de uma amostragem não-probabilística por bola de neve foi formada por doze ex-portadores de hanseníase que foram asilados no Hospital Colônia São Francisco de Assis, locado no município de Natal (RN). A rede foi composta por colaboradores independentes do sexo e sem idade limite máximo, que viveram no Hospital Colônia por um período mínimo de seis meses e, que concordarem em participar livremente do estudo. Foram excluídos da rede colaboradores portadores de necessidades físicas (audição) ou mentais e, que não concordarem em participar do estudo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, gravada individualmente em contexto domiciliar dos colaboradores, residentes nos bairros Felipe Camarão, Km 6 e Jardim Américo, mais precisamente no Conjunto Nova Vida, todos situados no referido município. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise temática de conteúdo proposta por Bardin. Vale ressaltar que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob parecer de nº 016/2010. Após sucessivas e cuidadosas leituras das histórias de vida foram identificados cinco eixos temáticos norteadores da análise dos dados, quais sejam, preconceito, crise, exclusão social, estigma e paradoxo. Dessa forma, percebe-se que a prática do confinamento compulsório dos enfermos em instituições asilares concomitante a imagem mítica do leproso como ser repulsivo e deformado, contribuiu para solidificação histórica do estigma em torno da doença e do doente, despertando na sociedade e na família atitudes e sentimentos de exclusão, preconceito e medo. Ademais, observa-se nas histórias de vidas dos colaboradores relatos marcantes de sofrimento, rejeição, revolta e, crises existenciais que repercutem até os dias atuais, interferindo negativamente a reintegração social e familiar desses indivíduos. Com isso, vê-se a necessidade dos gestores e profissionais locais da saúde repensarem as estratégias de reabilitação social do doente e ex-doente de hanseníase visando à supressão de uma estigmatização injusta e nociva enraizada na imagem e história de vida desses indivíduos.

Presidente - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA