Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANDRA DE ARAUJO SALDANHA

DISCENTE: ELISANDRA DE ARAUJO SALDANHA

DATA: 10/09/2010

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Pós-Operatório Imediato de Prostatectomia de um Hospital Universitário de Natal-RN

Prostatectomia. Processos de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

O cuidado é considerado como resultado da interação entre dois ou mais indivíduos a fim de aliviar um sofrimento ou alcançar um bem-estar. Na implementação do cuidado, a enfermagem segue um instrumento metodológico denominado Processo de Enfermagem (PE). O uso do PE permite ao enfermeiro definir as necessidades do paciente, orientar a assistência e documentar os resultados obtidos com a intervenção executada. Além de delimitar o âmbito de trabalho de competência exclusiva desse profissional. A maioria dos estudiosos da área considera que o PE é organizado em cinco fases, sendo que a segunda fase, o Diagnóstico de Enfermagem (DE), se reveste de singular importância, pois fornece meios para propor intervenções de responsabilidade exclusiva do enfermeiro. A identificação dos DE em pacientes prostatectomizados é de extrema importância, pois muitas vezes, esses pacientes manifestam várias complicações, que exigem do enfermeiro uma assistência direta, humanizada e holística. Dessa forma, objetivou-se, neste estudo, analisar a distribuição dos diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes no pós-operatório imediato de prostatectomia. Trata-se de um estudo transversal, de caráter exploratório e descritivo, que será realizado na clínica cirúrgica de um hospital escola de Natal-RN. A população do estudo foi composta por 102 pacientes, cadastrados no sistema informatizado (MV2000) do referido hospital. Para o cálculo da amostra, foi utilizada uma fórmula para estudos de populações finitas e que leva em consideração o nível de confiança, o erro amostral e o tamanho da população. A partir da aplicação da referida fórmula, encontrou-se uma amostra de 50 indivíduos. Os critérios de inclusão no estudo serão: ter diagnóstico médico de hiperplasia prostática benigna ou neoplasia prostática; ter realizado cirurgia de próstata no serviço; encontrar-se no pós-operatório imediato no momento da coleta de dados. Os critérios de exclusão serão: não estar em condições físicas e mentais adequadas para participar da pesquisa; paciente prostatectomizado com doença cardíaca avançada; doença pulmonar avançada, doença hepática progressiva e doença vascular cerebral, coronariana ou periférica extensa. Os instrumentos de coleta de dados serão: o roteiro de entrevista e o de exame físico. O período de coleta será de novembro de 2010 a março de 2011. Os dados serão organizados em duas etapas. A primeira será o raciocínio clínico e o julgamento diagnóstico. A segunda etapa será a construção de um banco de dados no Microsoft Excel, no qual serão registrados os dados sócio-econômicos, dados da cirurgia, as respostas humanas, os fatores relacionados e as características definidoras identificadas. Os dados serão organizados em tabelas e analisados com base em frequências absolutas, em medidas de tendência central e dispersão. Em seguida, serão aplicados testes de associação, de diferença de média e coeficientes de correlação. O projeto será encaminhado ao Comitê de Ética da referida instituição, procurando atender aos aspectos contidos na resolução 196/96. Acredita-se que esse estudo oferecerá importantes contribuições no âmbito do ensino, da pesquisa e, principalmente, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. Contribuindo assim para uma maior visibilidade social da profissão.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO