Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA EDUARDO FERNANDES SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUCIANA EDUARDO FERNANDES SARAIVA

DATA: 25/08/2010

LOCAL: Departamento de Enfermagem

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DA UFRN, EM CONDIÇÃO CRÔNICA DE SAÚDE

Qualidade de Vida; Doença Crônica; Saúde; Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

Trata-se de um estudo descritivo, transversal com dados prospectivos e abordagem quantitativa, que objetiva avaliar a qualidade de vida dos servidores em condições crônicas de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a população a ser estudada constará dos servidores do quadro funcional da universidade usuários do Departamento de Assistência ao Servidor (DAS) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH). A coleta de dados será realizada por meio de dois instrumentos: um formulário estruturado de entrevista para coleta de informações referente à caracterização sócio-demografica, laboral e de saúde dos servidores e o questionário Medical Outcome Study 36-Item Short Form (SF-36) para avaliar a qualidade de vida, através de escore de pontuação, durante período de noventa dias, para a coleta de dados contaremos com a colaboração das duas enfermeiras da unidade, devidamente treinadas. A pesquisa somente será iniciada, mediante parecer favorável do Comitê de Ética da HUOL/UFRN. Os dados serão lançados em planilha do programa Microsoft Excel para obtenção dos escores dos domínios do questionário SF-36, e exportado para o programa estatístico Statical Package for Social Science versão 15.0 (SPSS), juntamente com os dados de caracterização sócio-menografica, de saúde e laboral, onde através da estatística descritiva e inferencial, identificará às correlações existentes entre a doença crônica e qualidade de vida. Os resultados organizados em quadro, tabelas ou gráficos com suas respectivas distribuições percentiis. Esperamos com este estudo gerar informações importantes, sobre a qualidade de vida dos servidores, que servirá de base para rastreamento e identificação das necessidades de saúde, subsidiando as políticas de promoção a saúde dos mesmos.

Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA