Banca de QUALIFICAÇÃO: KATARINE FLORENCIO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATARINE FLORENCIO DE MEDEIROS
DATA : 01/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA MEET - https://meet.google.com/ccy-wfiz-jua
TÍTULO:

Brinquedo Terapêutico Instrucional aplicado a crianças hospitalizadas em uso de dispositivos invasivos: um estudo fenomenológico.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Jogos e Brinquedos. Brinquedo Terapêutico Instrucional. Hospitalização. Enfermagem Pediátrica.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Introdução: Dentre as intervenções lúdicas propostas para a criança em realidade de internação hospitalar, destaca-se o Brinquedo Terapêutico (BT), que pode ser classificado em três tipos: dramático; capacitador de funções fisiológicas e instrucional. O BT Instrucional (BTI) tem como intuito esclarecer e treinar a criança/família sobre a hospitalização e a terapêutica nela envolvida. Objetivo: Compreender o significado da utilização do brinquedo terapêutico instrucional como estratégia de cuidado aplicado às crianças hospitalizadas em uso de dispositivos invasivos. Métodos: Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa por meio de estudos de casos múltiplos, sustentado no conceito filosófico do brincar segundo Winnicott e da Fenomenologia Interpretativa de Heidegger. Será realizado em um hospital universitário de uma capital nordestina, em três fases: 1) coleta de dados no prontuário; 2) Intervenção com o Brinquedo Terapêutico Instrucional e 3) entrevistas semiestruturadas. A amostra será não-probabilística, tendo como participantes crianças entre seis e dez anos hospitalizadas na enfermaria pediátrica do referido hospital em uso de dispositivos invasivos. A entrevista será gravada em vídeo e áudio por meio de mídia eletrônica e transcrita na íntegra. Adotar-se-á o critério de amostra por conveniência e o critério utilizado para interrupção das sessões de BTI será o de saturação teórica dos dados. A análise dos dados será realizada pela análise temática de Bardin associada ao uso do software Atlas.ti 9.0® para subsidiar a categorização dos dados. Serão seguidas as normas éticas brasileiras vigentes para pesquisas com seres humanas. Resultados esperados: Inserir o uso da tecnologia do brinquedo terapêutico com o fim de instruir o cuidado de enfermagem além de encorajar a criança a ser protagonista do cuidado juntamente com sua família.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EDMARA BAZONI SOARES MAIA
Interno - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1375615 - LEILIANE TEIXEIRA BENTO FERNANDES - nullPresidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao