Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA DANTAS DE AZEVEDO

DISCENTE : VALÉRIA DANTAS DE AZEVEDO
DATA : 14/06/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Construção e validação de ferramenta para sistematização do cuidado de enfermagem no transplante de células-tronco hematopoéticas autólogo ambulatorial.

Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação; Fluxo de Trabalho; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Transplante Autólogo.

A assistência planejada e executada por meio de ferramentas, a exemplo dos fluxogramas e documentos como o Procedimento Operacional Padrão (POP), provoca transformações não só na reorganização dos serviços de saúde, mas, também, permite que os profissionais tenham uma análise crítica e reflexiva da assistência prestada, de forma a contribuir efetivamente para a construção de normas e rotinas padronizadas nas instituições. Além disso, instrumentos como estes contribuem para o treinamento e capacitação dos profissionais de saúde que atuam em determinados contextos, como no Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) autólogo ambulatorial, pois se trata de um procedimento complexo por lidar com pacientes imunocomprometidos que requerem planos de cuidados especializados e de elevada competência, a fim de minimizar o surgimento de complicações que afetem a continuidade do tratamento, o tempo de sobrevida e o risco de morte. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um fluxograma e um POP para sistematização do cuidado de enfermagem aos pacientes submetidos ao TCTH autólogo ambulatorial. Trata de um estudo metodológico de abordagem mista, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, empíricos e analíticos. Para os procedimentos teóricos foram realizadas buscas na literatura por meio de uma Scoping Review, que teve como amostra oito estudos que mapearam os cuidados de enfermagem ao paciente submetido ao TCTH autólogo ambulatorial nas fases: pré-TCTH, relacionados com o condicionamento das Células-Tronco Hematopoéticas (CTH), infusão de quimioterapia, mobilização e coleta das CTH; no Dia Zero, com os esclarecimentos sobre o procedimento, descongelamento da bolsa e infusão das CTH, vigilância das reações adversas relacionadas ao conservante que tem como base o dimetilsulfóxido (DMSO) e orientações sobre mucosite e neutropenia febril; e no Pós-TCTH, com as orientações da alta, cuidados domiciliares e com as medicações. Também foi realizado um grupo focal com a equipe de enfermagem que atua no Hospital Dia, para o qual pode-se contar com a participação de quatro enfermeiras e duas técnicas de enfermagem, realizado de forma remota via Google Meet. O protocolo da presente pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve parecer de aprovação sob CAAE: 58796722.8.0000.5537. De acordo com a equipe de enfermagem, a assistência na fase pré-TCTH engloba os cuidados com o cateter venoso central, administração de medicamentos profiláticos e da quimioterapia, atuação no condicionamento e mobilização das CTH e a coleta das células por aférese. No Dia Zero, foi citada a infusão das CTH pela enfermeira, vigilância das reações adversas relacionadas ao DMSO e a oferta de picolé para alívio de desconforto faríngeo. E, no Pós-TCTH, destacaram as orientações relacionadas à prevenção da neutropenia febril, cuidados domiciliares, com as medicações e agendamento dos retornos ambulatoriais. Para os procedimentos empíricos serão utilizados o referencial de Pasquali et al. (2010) e o Suitability Assessment of Materials. Além disso, a etapa de validação contará com a participação de juízes experts na temática deste estudo, pesquisados por meio da Plataforma Lattes e selecionados mediante aplicação dos critérios de Fehring (1994). Por fim, serão realizados os procedimentos analíticos com a aplicação da técnica Dephi, a ser executada quantas vezes forem necessárias, até alcançar 80% de concordância entre os juízes.

Presidente - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR - UFMS