Banca de DEFESA: FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

SafeCare-serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente: validação de aparência, usabilidade e teste de efetividade.

Descritores: Segurança do Paciente; Ensino; Enfermagem; Tecnologia Educacional; Gamificação.

O aluno atual, Estudante 3.0, caracteriza-se pela demanda de tecnologias que apoiem seu processo de ensino aprendizagem, ao torná-la dinâmico e inovador. Esse perfil do aluno está concatenado as modificações sociais compreendidas como, a cibercultura e o ciberespaço, que refletem acerca das relações do ser humano e as  tecnologias nos diferentes contextos, dentre eles, o âmbito do ensino. Como opção para isso emergem os serious game, que promovem um ambiente de ensino interativo, imersivo e seguro. Assim, tem-se como objetivo validar a aparência, a usabilidade e a efetividade do SafeCare: serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente. Trata de um estudo de validação e um quase experimento do tipo antes e depois, dividido em duas etapas. A primeira consistiu no desenvolvimento do serious game, a partir do modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation. E na validação de aparência e de usabilidade, com a utilização do Suitability Assessment of Materials adaptado e o System Usability Scale,. Os juízes da validação foram docentes e discentes de enfermagem. Para os quais, após o aceite em participar, foi enviado o link para acessar o SafeCare: serious game e o Google Forms para preenchimento dos formulários de validação. Nessa etapa, os dados foram tabulados e analisados no Microsoft Excell 365, conforme cálculos específicos para cada instrumento. A seguir, foi realizado a verificação da efetividade do serious game. Para isso, foi desenvolvido um curso de extensão para capacitação de estudantes da graduação de enfermagem a partir do quarto período letivo sobre segurança do paciente. Foi estruturado em quatro encontros e um deles destinado a utilização do SafeCare: serious game. No primeiro momento do curso foi realizado um pré-teste e ao final o pós-teste. Os dados foram tabulados e analisado por estatística descritiva e inferencial no Statistical Package for Social Science for Windows. Ademais, o estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com número de registro: 4.954.453 e CAAE: 49774921.7.0000.5537. As etapas de validações, foram executadas em duas rodadas Delphi, a primeira contou com 15 juízes e a segunda com dez. Os avaliadores foram em sua maioria docentes (80%), entre 41 a 45 anos (30%) e do sexo feminino (70%). Na primeira conferência Delphi a validação de aparência atingiu concordância de 0,88 e 92,94%, na segunda de 0,90 e 100%. Quanto à usabilidade, a rodada Delphi 1 obteve um score de 90 pontos e na segunda de 92,5. No teste de efetividade, a amostra foi de 18 estudantes, majoritariamente do sexo feminino (83,3%), com idade entre 21 e 25 anos (55,5%) e cursando o quarto período (44,5%). A média de notas no pré-teste foi de 4,7 e no pós-teste de 6,3. Os dados foram analisados mediante análise bivariada correlacional entre as médias, a correlação de Pearson, que detectou uma associação de feito grande de 0,456 e um p significativo de 0,029. Conclui-se, assim. que o SafeCare: serious game obteve scores de aprovação nos procedimentos de validação e no teste de efetividade, logo, é factível inferir que o game desenvolvido apresenta capacidade para o apoio ao ensino da segurança do paciente e, além disso, representa uma ferramenta de ensino associada as demandas educacionais atuais, o que pode promover uma aprendizagem significativa.

Externa à Instituição - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO - UFSC
Interna - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR - UFMS
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR - UFRNPresidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS