Banca de DEFESA: ELIABE RODRIGUES DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIABE RODRIGUES DE MEDEIROS
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Google Meet

Enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas: elaboração e
validação de um protocolo de organização do serviço.

Serviços de Enfermagem Escolar. Doenças Transmissíveis. Doenças Parasitárias. Estudos de Validação. Protocolos.

As doenças infecciosas são patologias relevantes para a situação epidemiológica das comunidades. Diversos esforços são realizados pelos profissionais de saúde para reduzir as taxas dessas doenças e, a enfermagem, categoria mais frequente nos serviços de saúde, tem se destacado por oferecer serviços preventivos e de promoção da saúde nos espaços comunitários, a exemplo das escolas. Já estão documentadas as ações que executa, no entanto, inexistem protocolos que guiem a execução das que possuem esse enfoque. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar as evidências de validade de um protocolo de organização do serviço de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas. Trata-se de uma pesquisa metodológica composta por duas etapas. A primeira operacionalizada por meio de revisão de escopo para busca dos constructos sobre as evidências disponíveis sobre esse aspecto. Na segunda, foi realizada a construção e validação do protocolo a partir das evidências identificadas na fase anterior. O referencial teórico de Luiz Pasquali foi utilizado para a construção dos itens e a referencial de Rafael Hernandez-Nieto para o processo de validação do conteúdo. A análise considerou taxas de concordância e o coeficiente de validade do conteúdo e os valores foram apresentados em tabelas. Os princípios éticos em pesquisas que envolvem seres humanos foram seguidos, de acordo com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, de modo que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante parecer nº 4.758.536 e CAAE nº 45645621.3.0000.5537. Na revisão de escopo foram incluídos 83 documentos de onde foram identificadas após agrupamento 87 ações. Quatro funções da enfermagem escolar (investigadora, assistencial, educativa e gestora), também chamadas de domínios, foram utilizadas para a sistematização do protocolo de organização dos serviços. O processo de validação foi realizado com 13 juízes experts por meio de três rodadas Delphi de avaliação. Eles identificaram a concordância com os domínios e itens que os integraram e sugeriram adequações. Também analisaram a necessidade de alterações nos itens e, com base nos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, pontuaram a concordância para a validação do conteúdo. Ao final das três rodadas todos os domínios tiveram taxas de concordância maior que 90% e todos os itens apresentaram coeficiente de validade do conteúdo maior ou igual 0,91 e assim foram classificados como validade excelente. Foi confirmada a tese de que o protocolo de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas possui evidências de validade de conteúdo. Esse instrumento pode ser utilizado por equipes de enfermagem que exercem atividades nas escolas voltadas às diversas infecções. Também pode ser adequado diante de qualquer necessidade identificada nos diversos contextos em que for utilizado.

Externa à Instituição - MARIA SANDRA ANDRADE
Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK - nullInterna - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Externo à Instituição - ELIÃ PINHEIRO BOTELHO - UFPA