Banca de DEFESA: ILDONE FORTE DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILDONE FORTE DE MORAIS
DATA : 21/02/2022
LOCAL: Google meet - http://meet.google.com/hwk-qauv-uyi

PET-Saúde Interprofissionalidade: intencionalidade e contribuições dos projetos para a indução de mudanças na formação em saúde

Relações Interprofissionais; Comportamento Cooperativo; Desenvolvimento de equipe; Pessoal de saúde; Educação Superior.

Introdução: o debate sobre a reorientação da formação em saúde se faz cada vez mais necessário em função da transição epidemiológica e demográfica, além das complexas necessidades de saúde. Ademais, ainda é hegemônico o modelo de ensino uniprofissional pautado em silos e no tribalismo das profissões. Diante disso, a Educação Interprofissional em saúde constitui uma abordagem que visa fortalecer a colaboração e o trabalho em equipe na atenção à saúde do usuário, família e comunidade.  Para isso, o PET-Saúde Interprofissionalidade tem sido uma estratégia na promoção de mudanças no ensino das profissões de saúde no Brasil. Contudo, a presença de distintas profissões num mesmo espaço, não configura a interprofissionalidade. Objetivo: analisar a intencionalidade e as contribuições dos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade para a indução de mudanças na formação em saúde. Método: pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva. Três unidades acadêmicas de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Norte configuraram o cenário investigativo. Em decorrência das restrições de contato presencial impostas pela pandemia COVID-19, a produção de dados ocorreu na modalidade remota por meio da plataforma Google Meet, em salas virtuais restritas a realização de entrevistas individuais online com tutores, preceptores e estudantes do PET-Saúde Interprofissionalidade. Essa técnica foi complementada pela realização de uma sessão online de grupo focal com os preceptores. A amostra não probabilística foi constituída por 22 sujeitos com vivências e experiências no programa. O material produzido foi submetido a análise de conteúdo em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A primeira permitiu uma visão panorâmica do material empírico e a sistematização de uma pré-classificação dos elementos em dois eixos temáticos. Nas etapas seguintes, os agrupamentos de segmentos textuais foram consolidados e seus núcleos de sentido foram identificados, possibilitando a organização das categorias temáticas analisadas à luz do referencial teórico, conceitual e metodológico da educação interprofissional e da prática colaborativa. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o número 4.630.008. Resultados: as percepções sobre a intencionalidade do PET-Saúde Interprofissionalidade abrangem aspectos como ambiente de conhecimento compartilhado; aprofundamento teórico, distanciamento em relação a educação tradicional uniprofissional e a ideia de algo similar ao conceito de Educação Interprofissional. Estes elementos expressam que as experiências de aprendizagem compartilhada são relevantes, mas não representam a essência de uma intervenção pautada na Educação Interprofissional, que é fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas. Essa iniciativa proporcionou contribuições associadas a revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos; pautou a discussão da Educação Interprofissional nos Núcleos Docentes Estruturantes de alguns cursos de graduação; estimulou a implantação de disciplinas com caráter interprofissional; fortaleceu a integração ensino-serviço e contribuiu com a implantação de Comissão Permanente em Educação Interprofissional. Apesar dessas características positivas, o programa enfrentou obstáculos vindos da hegemonia da formação uniprofissional; das cobranças por produtividade da gestão dos serviços de saúde; rotatividade de integrantes, dificuldades para conciliar horários e, principalmente, do impacto da pandemia da COVID-19 no redesenho das propostas planejadas e das intervenções implementadas. Os projetos executados revelaram a demanda de ações estruturantes e longitudinais, as quais exigem políticas de educação em saúde que viabilizem a sustentabilidade da Educação Interprofissional. Considerações finais: o desenvolvimento de competências colaborativas deverá ser claramente compreendido e salvaguardado como intencionalidade da Educação Interprofissional nas iniciativas com essa perspectiva. Isso demanda estratégias e políticas sustentáveis nos níveis macro, meso e micro, que considerem a interprofissionalidade como abordagem permanente na reorientação da formação e qualificação da força de trabalho em saúde para o efetivo trabalho em equipe.

Externa ao Programa - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Externo à Instituição - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE - UFPB