Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFFAELA PATRICIA DA SILVA SOARES

DISCENTE : RAFFAELA PATRICIA DA SILVA SOARES
DATA : 05/08/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

O Paciente Experto sob a perspectiva brasileira: uma análise de conceito

Enfermagem; Paciente Experto; Educação em Saúde; Participação doPaciente.

O aumento do número de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis é um fenômeno que preocupa muitos países do mundo, cujos sistemas de saúde tentam desenvolver estratégias inovadoras, com foco no empoderamento do paciente, para melhorar suas respostas às necessidades que surgem decorrentes de situações de cronicidade; uma dessas estratégias é o Programa Paciente Experto. A motivação para desenvolver tal estudo advém de um contato prévio com o Programa Paciente Experto desenvolvido na Espanha e que está em processo de implementação no Brasil. Objetiva-se analisar o conceito de Paciente Experto no contexto de pessoas com doenças crônicasnão transmissíveis. Trata-se de um estudo metodológico, conduzido pelo Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos proposto por Schwartz-Barcott e Kim(2000). Este modelo compreende três fases, das quais serão sobrepostas em seu desenvolvimento: fase teórica, fase de campo e fase analítica final. A primeira fase será operacionalizada por uma scoping review, utilizando o referencial metodológico do Joanna Briggs Institute (2015), o qual fornecerá fundamentação teórica às fases seguintes mediante busca de evidências na literatura a respeito do conceito de interesse. Na segunda fase, a coleta de dados ocorrerá por meio da estratégia de grupo focal, com número amostral de 15profissionais enfermeiros experientes na área de educação em saúde para o autocuidado de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, com o intuito dedar continuidade ao refinamento do conceito iniciado na fase teórica, comparando os dados encontrados com a observação empírica dos profissionais. A terceira fase terá o objetivo de comparar, analisar e integrar os resultados obtidos nas fases anteriores por meio de uma análise lexicográfica do material textual produzido, oqual será exportado para o software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ), que possibilitará a redação do relatório final. O presente estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 30794220.1.0000.5537.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externa ao Programa - 4330566 - JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO