Banca de DEFESA: DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA COSTA
DATA : 03/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=73126
TÍTULO:

ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA CONSULTA DE ENFERMAGEM A PESSOAS VIVENDO COM TRANSTORNOS MENTAIS NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos de Validação. Transtornos Mentais. Processo de Enfermagem. Estratégia Saúde da Família. Enfermagem.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Trata-se de um estudo do tipo metodológico, o qual teve como objetivo geral validar um instrumento para consulta de enfermagem às pessoas vivendo com transtornos mentais no âmbito da Estratégia Saúde da Família. O instrumento foi elaborado com base nas fases do Processo de Enfermagem, de acordo com as Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem nº 358/2009 e 429/2012, as quais tratam da utilização de suas fases nas unidades de saúde, quais sejam: coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, ações e intervenções de enfermagem, resultados esperados e registro formal. Utilizou-se como referencial teórico-analítico a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo aprovado com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº. 25688219.4.0000.5537 e parecer nº 3.736.262. A investigação foi realizada em duas etapas: a primeira constou de uma revisão integrativa de literatura para obter os aspectos relativos à assistência para subsidiar a construção de um instrumento para consulta de enfermagem às pessoas vivendo com transtornos mentais no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Utilizaram-se as seguintes bases eletrônicas de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PUBMED); SCOPUS; Web of Sciense; Cumulative Index to Nursing, Allied Health Literature (CINAHL) e The Cochrane Library (Cochrane).  A amostra foi constituída por 14 artigos. A segunda etapa ocorreu por meio da validação de conteúdo deste instrumento por especialistas por meio da técnica Delphi. Estes foram selecionados por meio da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A amostra foi de 42 especialistas no Delphi 1 e 32 para o Delphi 2, chegando à versão final do instrumento para consulta de enfermagem às pessoas vivendo com transtornos mentais no âmbito da Estratégia Saúde da Família.  A análise estatística foi realizada utilizando-se: Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Índice Relativo (IRA) e alfa Cronbach. Na primeira etapa, Delphi 1, a média do alfa de Cronbach e IRA foram superiores a 0,80, e o IVC foi de 0,803. Na fase Delphi 2, o alfa de Cronbach chegou a 0,896, com IVC de 0,998. Realizou-se uma comparação entre as fases Delphi 1 e 2, e em ambas a confiabilidade foi bastante satisfatória. Assim, alcançou-se a validade do instrumento em seu conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DEYLA MOURA RAMOS ISOLDI - UNIFACEX
Externo à Instituição - DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO - UERN
Externa à Instituição - FRANCISCA PATRÍCIA BARRETO DE CARVALHO - UERN
Presidente - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interna - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Interna - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Notícia cadastrada em: 29/06/2020 13:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao