Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLIANA FERNANDES DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULLIANA FERNANDES DE SENA
DATA : 14/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Construção e validação de curso educativo para capacitar profissionais no cuidado à estomia intestinal


PALAVRAS-CHAVES:

Estomia; Tecnologia educativa; Educação em saúde; Estudos de validação; Enfermagem.


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Viver com a condição de ter uma ostomia ocasiona diversas alterações na vida das pessoas e de seus familiares. Evidencia-se, ainda, que essas pessoas atribuem tais dificuldades ao fato de não terem recebido orientações referentes a esses procedimentos, no período pré e pós-operatório ou, se as receberam, consideravam-nas insuficientes. Nesse aspecto, o enfermeiro deve se constituir como um importante agente de ações educativas em saúde e essas são de grande importância na vida dos pacientes, particularmente em relação aos cuidados com a estomia, onde o enfermeiro poderá ajudar a prevenir complicações. Neste contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) vêm proporcionando significativos impactos no paradigma educacional tradicional e o uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais, além de simular práticas para ajuda-los no desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos no cuidado com a estomia. Com isso, o presente estudo objetiva construir e validar um curso educativo na modalidade de ensino à distância para capacitar acadêmicos e profissionais da saúde no cuidado de pessoas com estomias intestinais. Trata-se de um estudo metodológico que será dividido em 2 etapas relacionadas à construção do curso educativo e a validação por juízes especialistas na área. A primeira etapa será a construção do curso que terá como base uma cartilha educativa para pessoas com estomia intestinal criada em 2018 pela pesquisadora. A segunda etapa consistirá da validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material por parte de juízes especialistas, bem como validação quanto sua organização, aparência e motivação do curso.  A análise dos dados será com relação a validação do curso pelos juízes, o item e o instrumento como um todo, que deverá apresentar validação do conteúdo com aplicação do Índice Kappa (K) para mensuração do nível de concordância e consistência dos juízes em relação à permanência ou não dos itens do instrumento, levando em conta as indicações de “inadequado” para os mesmos. Na análise dos dados julgados pelos juízes, serão considerados validados os itens com nível de concordância mínimo de 75% nas respostas positivas. Os itens com índice de concordância menor que 75% serão considerados dignos de alteração. Após as sugestões feitas pelos juízes será realizada a adequação do curso educativo, incorporando as sugestões, a fim de atender às necessidades e expectativas a que se propõe. O curso será de grande utilidade nas mãos dos enfermeiros para utilizar como instrumento de cuidado nas orientações junto aos pacientes. Os acadêmicos e profissionais poderão acessá-lo através da internet pelo AVA se assim desejarem compreender os cuidados que serão necessários para auxiliar a nova condição de vida de pacientes com estomia intestinal.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO
Presidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 1204045 - JOSE ADAILTON DA SILVA
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Notícia cadastrada em: 11/03/2020 10:23
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