Banca de DEFESA: GABRIELA SOUZA DAMÁSIO GUEDES

DISCENTE : GABRIELA SOUZA DAMÁSIO GUEDES
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Elaboração e validação do fluxograma de atendimento à pessoa vivendo com vírus da imunodeficiência humana no município de Natal-RN.

Infecções por HIV. Assistência Integral à Saúde. Estudo de Validação.

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) se modificou desde o início da epidemia, atualmente é considerada uma doença crônica e potencialmente controlável. O caráter evolutivo da infecção traz consigo uma complexidade de fatores que requer uma atenção em saúde contínua, promotora de qualidade de vida e investimento na integralidade. Neste contexto, a atenção à saúde das pessoas que vivem com o vírus torna o trabalho interdisciplinar e intersetorial necessário. Logo, o desafio é buscar tecnologias de saúde que respondam as necessidades de atenção dessa população. O estudo tem como objetivo elaborar e validar um fluxograma de atendimento à pessoa que vive com HIV e síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) para serviços de saúde existentes no município de Natal, Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de conteúdo. Considera a proposta do Modelo de Pasquali (2010), seguindo os passos componentes do polo teórico, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca da base teórica através de pesquisa documental; procedimentos experimental em que se deu a construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi; procedimento analítico em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O tamanho da amostra dos juízes considera Pasquali, sugerido de seis a vinte sujeitos, e a seleção dos juízes utilizou critérios adaptados de Fehring (1994) para apoiar a inclusão. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) avaliou a concordância entre os juízes, e a análise engloba o conceito de clareza de linguagem, da pertinência prática e da relevância teórica. O estudo está em consonância com os preceitos éticos, com aprovação autenticada pelo parecer do Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN), sob o CAAE nº 17815219.4.0000.5537. Foram elencados 16 documentos, de modo a compor as definições constitutivas e operacionais. O estudo apontou que a temática abordada estava relacionada majoritariamente aos protocolos que norteia a assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste panorama, propôs-se a elaboração dos itens e construção do fluxograma. Após a construção realizou-se as etapas Delphi para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, constatou-se que durante as duas rodadas Delphi os juízes concordaram que o material construído possuía conteúdo válido, que consiste em valores CVC iguais ou superiores à 0,8. Conclui-se que o instrumento é relevante e favorece o êxito para sua utilização na prática gerencial e assistencial a que se propõe.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interna - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO