Banca de QUALIFICAÇÃO: YANNA GOMES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YANNA GOMES DE SOUSA
DATA : 18/11/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Elaboração e validação de instrumento para identificação da carga de trabalho do enfermeiro que atua em Centro de Atenção Psicossocial.

Enfermagem. Cargas de Trabalho. Serviços Comunitários de Saúde Mental. Condições de Trabalho.

Este estudo objetiva elaborar e validar psicometricamente um instrumento para identificação de carga de trabalho do enfermeiro que atua em Centro de Atenção Psicossocial II - CAPS II. Trata-se de estudo teórico, de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa que utilizará a Teoria Psicométrica dos Dados (TPD). Neste estudo para construção do instrumento serão utilizadas a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria da Resposta ao Item (TRI). A amostra será não probabilística obtida por intencionalidade e conveniência. O embasamento teórico conceitual ancora-se nos seguintes autores: Christophe Dejours, Edith Seligmann Silva, Laurell e Noriega e Joyce Travelbee. A construção do instrumento estará disposta em três etapas: Etapa 1: Criação do Modelo Teórico e Operacionalização da medida, Etapa 2: Validade de Conteúdo e Compreensão Verbal do Instrumento e Etapa 3: Validade de Constructo e Confiabilidade do Instrumento. Para a construção dos itens e dimensões do instrumento será realizada uma revisão integrativa de literatura com intuito de se obter os aspectos relativos à Carga de Trabalho do Enfermeiro no âmbito de CAPS II. Na etapa de validade de conteúdo os juízes serão identificados na Plataforma Lattes no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq a partir dos critérios propostos por Fehring com adaptações, assim serão selecionados 10 juízes, os quais avaliarão a relação item/dimensão através da taxa de concordância por meio do Coeficiente de Kappa. Na Validação de Face participarão 30 estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Campus Natal-RN, que avaliarão a compreensão dos itens por meio do Coeficiente de Validade de Conteúdo (IVC). A Validade de Constructo do instrumento será realizada com 300 enfermeiros que serão identificados nos Centros de Atenção Psicossocial II dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Maranhão e Piauí. Nesta etapa os procedimentos analíticos estarão embasados no cálculo da Validade Fatorial, Validade Convergente e Validade Discriminante; além do uso do modelo logístico de 3 parâmetros, unidimensionalidade e a independência local dos itens. A confiabilidade do instrumento será avaliada a partir da Consistência Interna e Equivalência. Os dados serão digitados e consolidados em uma planilha de Excel e analisados com o auxílio do pacote estatístico Software R. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa pelo CAAE: 21332519.2.0000.5537 e seguiu a Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Acredita-se que o desenvolvimento deste instrumento tem relevância ao possibilitar a promoção da qualidade de vida no trabalho e contribui com a melhoria contínua da assistência de enfermagem prestada nestes centros.

Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - HUGO RAFAEL DE SOUZA E SILVA - UPE