Educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes: revisão sistemática
HIV; Adolescentes; Educação em saúde; Educação por pares
Como metodologia refinada da educação em saúde, a educação por pares tem sido delineada como uma forma significativa de prevenção e promoção da saúde em adolescentes, grupo etário que tem ganhado destaque diante da epidemia global do vírus da imunodeficiência humana. Objetivo: Avaliar as evidências científicas sobre a educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, com a pergunta de pesquisa pela estratégia PICO (Problem, Intervention, Control or Comparasion, Outcomes): A educação por pares produz mudanças de comportamento relacionadas à saúde quando utilizada como método de prevenção para vírus da imunodeficiência humana em adolescentes? Foi realizada a busca nas bases de dados eletrônicas Elsevier, PubMed Central, PubMed, DART-Europe, Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), LILACS, Scopus, Scielo,Open Acess Thesis and Dissertations (OATD), Cyberthesis, DART- Europe, Ethos, New Zealand theses, através do cruzamento dos descritores indexados 1.peer influence, 2.peer group, 3.health educativon, 4.peer education (1 OR 2 OR 3 OR 4) 4.adolescent, 5.adolescence, 6.youth (4 OR 5 OR 6) 7.acquired immunodeficiency syndrome,8.HIV (8 AND 9) 9.primary prevention, 10.school-based prevention (9 OR 10). O delineamento do método se desenvolveu com base nas diretrizes definidas pelo Cochrane Handbook (2011) e no instrumento The PRISMA Statement (PRISMA). Todos os desenhos comparativos de estudos serão incluídos na revisão,incluindo ensaios clínicos, pré-teste/pós-teste, coorte, caso-controle e estudos transversais. Dos 6.142 estudos encontrados, após pela primeira seleção de leitura de títulos e resumos, exclusão de duplicatas, a amostra foi composta por 11 artigos. Foram avaliados estudos a partir de 2000. ROBIS: A Risk of Bias Assessment Tool for Systematic Reviews foi utilizada para a avaliação de risco de viés. Esta revisão foi submetida à registro na base de dados PROSPERO sob o identificador 150530. Resultados: Os dados de 11 estudos foram analisados quanto a desfechos comportamentais e não comportamentais. Referente aos primeiros, a educação por pares teve um impacto positivo quanto aos aspectos redução das atitudes de risco (63%), autoeficácia em relação ao uso de preservativos (18,1%), intenção de recusar sexo sem proteção (9%), intenção de uso de preservativo (90%) e uso de preservativo (90%). Os aspectos não comportamentais comtemplam resultados efetivos para elementos como conhecimento relacionado à saúde sexual (81,8%), conversação e compartilhamento do conhecimento com amigos/colegas acerca do uso de métodos preventivos. Encontrou-se ainda que as mudanças comportamentais foram mais pronunciadas logo após a intervenção do que no acompanhamento meses seguintes. Conclusão: A educação por pares representa um novo gênero de promoção e prevenção que promove mudanças de comportamento em saúde, à nível individual e comunitário, capazes de manutenção dos hábitos modificados à longo prazo.