Banca de DEFESA: MARCELLY SANTOS COSSI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLY SANTOS COSSI
DATA : 29/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Tecnologia educacional; Aprendizagem baseada em problemas.  


PÁGINAS: 159
RESUMO:

Estudo experimental, com o propósito de analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, baseado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. A pesquisa foi executada em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Na primeira etapa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos envolvendo os conteúdos de enfermagem obstétrica. Na segunda etapa, os conteúdos dos problemas foram analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado pelos usuários no uso da tecnologia, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System Usability Scale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou a qualidade do OVA, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram concordância aceitável entre os especialistas. O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com liguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre
os usuários. No experimento, houve discreta melhora no desempenho do grupo de intervenção na identificação dos indicadores do diagnóstico de enfermagem Amamentação ineficaz, bem como melhor desempenho ao redigi-lo. Por fim, o objeto virtual de aprendizagem apresentou boa qualidade com score médio alto (LORI 4,88). Logo, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que não houve diferença de desempenho entre os grupos, pois o aplicativo levou à aprendizagem similar entre eles. Isso pode ser justificado pelo pequeno tamanho amostral. Desse modo, sugere-se a realização de novos estudos com amostras maiores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interna - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Externa à Instituição - CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA DA NÓBREGA - UERN
Externa à Instituição - JESSICA DANTAS DE SA TINOCO
Notícia cadastrada em: 04/11/2019 11:25
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