Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA PEREIRA DA CUNHA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA PEREIRA DA CUNHA SOUSA
DATA : 18/11/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Habilidade oral do recém-nascido prematuro para alimentação via seio materno: proposta de instrumento de avaliação.

Recém-nascido prematuro; Comportamento alimentar; Aleitamento materno; Estudos de validação; Enfermagem neonatal.

Apesar dos investimentos dos organismos nacionais e internacionais ainda persistem entraves quanto a amamentação em prematuros, em função das condições clínicas inerentes a prematuridade. Por isso, é comum que a alimentação inicie via enteral até que o recém-nascido prematuro consiga se alimentar via oral. Esse processo de transição alimentar constitui-se em um dos maiores desafios relacionados à assistência desse neonato, por se efetivar de modo distinto entre os serviços de saúde, sem condutas padronizadas e sem a participação da equipe multidisciplinar. Este estudo objetiva construir e validar, psicometricamente, um instrumento de avaliação da habilidade oral do recém-nascido prematuro para a alimentação via seio materno. A contextualização teórico-conceitual utilizará três teóricos: a enfermeira Alaf Ibrahim Meleis, autora da Teoria das Transições; a também enfermeira Sister Callista Roy, responsável pela Teoria da Adaptação e o psicólogo americano Arnold Sameroff, autor da Teoria Unificada do Desenvolvimento. Trata-se de um estudo teórico, de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa por meio da teoria psicométrica dos dados, cuja amostra será não-probabilística obtida por critérios de conveniência e intencionalidade perfazendo um total de 340 indivíduos. O desenho metodológico será pautado em três etapas. A primeira etapa contempla a Criação do Modelo Teórico, Operacionalização da Medida, Revisão de Literatura e a Construção dos Itens. A segunda etapa corresponde a Validade de Conteúdo e Compreensão Verbal. A validade de conteúdo envolverá a análise de 10 juízes, selecionados a partir da Plataforma Lattes no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, os quais analisarão a pertinência de determinado item a um constructo específico avaliado por meio da taxa de concordância do Kappa. A compreensão verbal será constituída, além do comitê de juízes, por 30 estudantes de graduação dos cursos de enfermagem, medicina e fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Natal, sendo 10 alunos para cada curso. Ambos avaliarão a compreensão dos itens por intermédio do cálculo do índice de validade de conteúdo. A terceira etapa refere-se à Validade de Constructo e Confiabilidade do Instrumento. A validação de constructo será obtida por meio da Teoria de Resposta ao Item e da Teoria Clássica dos Testes e a confiabilidade do instrumento será estimada pela consistência interna e equivalência. Participarão dessa etapa 300 profissionais da área de saúde (enfermeiros, médicos e fonoaudiólogos) que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal, envolvidos diretamente na manipulação do recém-nascido prematuro atuantes nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Ceará. Os dados obtidos serão digitados e consolidados em uma planilha de Excel e analisados com o auxílio do pacote estatístico Software R. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o seguinte protocolo CAAE: 21351419.0.0000.5537. Espera-se que o instrumento a ser construído e validado consiga avaliar, precocemente, a habilidade oral do prematuro, reduzindo assim os índices de morbimortalidade neonatal, o tempo de internação e as consequências advindas dessa prática prolongada, os custos hospitalares e o desmame precoce.

Interna - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externo à Instituição - HUGO RAFAEL DE SOUZA E SILVA - UPE